Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sábado, 31 de março de 2012

O anônimo doador voluntário de sangue


Para estar apta a doar sangue, a pessoa precisa cumprir alguns pré-requisitos básicos. Além de estar em boas condições de saúde, é preciso ter idade entre 16 e 68 anos, peso mínimo de 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e deve levar ao hemocentro ou hospital escolhido um documento original com foto emitido por órgão oficial.

Algumas questões impedem temporariamente a possibilidade de doação. Nos casos de gripe, é preciso aguardar sete dias, também não é possível doar 90 dias após um parto normal e 180 dias após uma cesariana. As mães que amamentam, não devem doar se o parto ocorreu há menos de 12 meses.
Aqui em Floriano recentemente houve uma campanha de doação voluntária de sangue, cuja campanha foi realizada com sucesso. Estiveram envolvidas várias entidades filantrópicas da cidade, foi um sucesso tendo recolhido mais de 400 bolsas de sangue. Quando fui vereador apresentei um Projeto de Lei nº 014/2008 de 19 de novembro de 2008, pedindo a isenção de taxas/tarifas e outras despesas oriundas de inscrição para concursos públicos municipais à pessoa doadora de sangue e medula óssea cadastrada em órgão competente, tendo sido aprovada e sancionada pelo Exmo. Sr. Prefeito do município de Floriano, Sr. Joel Rodrigues da Silva.
Só para relembrar a alguém que tenha direito à esse beneficio, que todo doador tem direito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário