Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Secretário de Saúde anuncia que Hospital Universitário vai atender casos de câncer


Secretário de Saúde anuncia que Hospital Universitário vai atender casos de câncer

O secretário estadual de Saúde, Francisco Costa, anunciou em entrevista ao Jornal Meio Norte, que o Hospital Universitário (HU) vai atender os casos de câncer. Hoje, o tratamento ara restrito a hospitais particulares ou filantrópicos como o Hospital São Marcos.
 
 
Segundo ele, o Centro de Oncologia, o Unacon, do Hospital Universitário tem capacidade para o atendimento de uma população de 500 mil habitantes, fará uma média de 650 cirurgias e 12 mil procedimentos de quimioterapia.

“São ações na área da oncologia, onde existem muitas dificuldades porque só atendemos através do Hospital São Marcos, atendendo todo o Estado do Piauí e parte do Estado do Maranhão. Agora, estamos abrindo um novo Centro de Oncologia no Hospital Universitário. Vamos ter no Hospital Universitário o Unacon, que é uma unidade que deverá ser aberta neste segundo semestre. Já estamos em face de habilitação do Unacon na cidade de Parnaíba e estamos buscando implantar outro Unacon no Sul do Estado. O Unacon tem uma perspectiva de fazer atendimento em um mês para uma população de 500 mil habitantes por ano. Vamos fazer uma média de 650 cirurgias oncológicas, mais de 12 mil procedimentos de quimioterapias para os pacientes. Isso vai ajudar em responder esse desafio de atender os pacientes em tratamento contra o câncer”, declarou Francisco Costa.

Meio Norte - O que foi conquistado em sua gestão de sete meses na Secretaria Estadual de Saúde?
Francisco Costa – O que podemos perceber, os avanços mais importantes são os vários hospitais regionais que conseguiram aumentar sua capacidade resolutiva, dando destaque aos Hospitais de Parnaíba, de Piripiri, de Luzilândia, que avançaram muito em todas as áreas, os hospitais do Sul do Estado retomaram seus atendimentos, principalmente na área cirúrgica, e estamos com uma perspectiva de reformulação, de um novo modelo, de assistência hospitalar. Os Hospitais de Floriano, de Parnaíba, principalmente, estão implantando um novo modelo para que sejam oferecidos mais serviços. Temos a perspectiva, a partir de setembro, de aplicar esse novo modelo, que vai aumentar o novo volume de cirurgias eletivas para a população e, em especial, novos serviços, como em Floriano, onde está sendo implantado a tomografia. Também vamos levar para Floriano neste segundo semestre neurocirurgia, como também estamos levando para o município de Parnaíba, no sentido de fortalecer as ações itinerantes importantes, como a que vamos iniciar no dia 3 de agosto, segunda-feira, que é o Programa Amigos do Peito, que são carretas itinerantes que farão o trabalho preventivo contra o câncer de mama. Essas carretas, nesse mês, vão percorrer os bairros de Teresina, no mês do aniversário de nossa capital. A partir daí, as carretas vão percorrer o interior do Estado. Uma carreta vai percorrer mais a região Norte e outra carreta vai percorrer mais a região Sul para que possamos oferecer essa oportunidade às mulheres onde há vazios assistenciais, onde o acesso aos equipamentos de mamografias são muito restritos, como na região das Chapadas das Mangabeiras e do Alto Parnaíba.

Meio Norte – O senhor tem o aumento das cirurgias realizadas pelos Hospitais Regionais?
Francisco Costa – Quais são as metas? Nós queremos, entre cirurgias gerais e ortopédicas desses hospitais estão hoje entre 100 a 150 cirurgias por mês, a expectativa é que possamos estar aumentando esse número em outubro. A nossa meta é que 350 a 400 cirurgias por mês, no interior. Na capital, esse volume de cirurgia tem aumentado muito, principalmente no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Estamos abrindo no sábado, aumentando as cirurgias de otorrino, estão feitas cirurgias de ortopedia no sábado, abrimos mais um expediente para aumentar o atendimento das demandas de cirurgias. Nós realmente temos uma fila de espera significativa, mas estamos trabalhando.

Nós também estamos fazendo a contratação de uma empresa para fazer cirurgias itinerantes de cataratas. Estamos no processo final de contratação, onde temos a oportunidade de executar um modelo diferenciado. Em um tempo estimado de uma semana serão feitas mil cirurgias. A ideia é que se vá para uma região e nessa região, com toda a estrutura, com 80 a 90 colaboradores, entre apoiadores, médicos, pessoal da logística, para que a gente possa montar uma infraestrutura para fazer de 1 mil a 1,2 mil cirurgias dentro de uma semana. A gente consegue, como estratégia, dar uma melhorada na eficiência. Também vamos fazer contratações em unidades como São Raimundo Nonato, Uruçuí, na região Norte, em Esperantina, na região de Valença, onde temos condições para que possamos fazer cirurgias nessas unidades, fazer a programação de cirurgias eletivas e de catarata, mas também com esse foco de ter um atendimento itinerante. A proposta é de que façamos pelo menos três neste semestre, com uma média de 1 mil a 1,2 mil cirurgias, o que vai poder beneficiar muitas famílias.

Meio Norte – Quais foram as medidas tomadas para evitar que as doenças com as quais os piauienses convivem não se transformassem em surtos e epidemias?
Francisco Costa – Nós tivemos muita dificuldade este ano com a dengue, um problema que ocorreu no Brasil todo. Agora, esse trabalho de prevenção depende muito do apoio, da colaboração e da compreensão da população, da sociedade, que tem que fazer o seu papel, que tem que atuar dentro de seu domicílio para evitar a circulação do mosquito transmissor da doença. A situação foi atípica este ano no país porque além da dengue foram registradas outras viroses como a zica, como a chikungunya, que chegaram a ter casos no nosso Estado e com a perspectiva de uma problemática que já teve uma correlação com outras doenças e com a síndrome neurológica Guilan-Barré. Nós não tivemos casos confirmados em nosso Estado, mas no Brasil já está presente e tivemos muitos casos na Bahia. No Piauí foram registrados muitos casos parecidos, mas que requer uma confirmação. Existe um trabalho de prevenção.

Meio Norte – Que doença é essa?
Francisco Costa – A síndrome Guilan-Barré é uma doença neurológica que provoca paralisia dos nervos e isso pode até levar o paciente ao óbito. Na realidade, a Guilan–Barré é decorrente de problema no sistema neurológico que pode aparecer durante uma virose. Principalmente no Estado da Bahia, já de percebeu a correlação da síndrome com a zica. A zica vai evoluindo para a síndrome de Guilan-Barré. Também há casos de chikungunya com essa possibilidade, mas nós não temos nenhum caso confirmado no Piauí dessa evolução para o síndrome.

Meio Norte -Já existe casos de síndrome Guilan-Barré no Piauí?
Francisco Costa – Já estamos com casos de suspeita e esperando o resultado dos exames sorológicos para a confirmação ou não de casos da síndrome Guilan-Barré. Nós enviamos 30 casos de suspeita para confirmação. Felizmente os pacientes com sintomas da doença estão evoluindo bem e seguramente a suspeita não vai se confirmar, mas o que a gente coloca é que há uma luta nossa para a liberação de uma vacina pela Anvisa. A vacina que tem sido desenvolvida no Brasil não é tão eficiente, mas consegue reduzir até 60% os casos, que pelo volume significativo que teve essa liberação da vacina pela Anvisa já ajudaria. A vacina é importante, mas o papel mais importante é o da sociedade, que tem que contribuir com seu trabalhado de prevenção e de vigilância, que a gente tem que ter, tantos os gestores, nos cuidados e desenvolvimento das políticas públicas, mas também o envolvimento da população nesse trabalho de prevenção.

Meio Norte – Os quantos casos de chikungunya já foram registrados em outras cidades, fora Teresina?
Francisco Costa – São dois casos, todos em Teresina. A confirmação dos casos de zica também são de Teresina.
Meio Norte – Como está a atenção básica e o Programa Mais Médicos alterou positivamente os indicadores de saúde no Piauí?
Francisco Costa – No próximo dia 4, nós vamos participar de uma solenidade, com o ministro da Saúde e a presidente Dilma Rousseff, para comemorar os dois anos de implantação do Programa Mais Médicos. Na solenidade no Palácio do Planalto, nós vamos exaltar essa melhoria. Onde tem Programa Mais Médicos, nós percebemos que teve uma melhoria porque se fixou mais o profissional com uma carga horária adequada no município. Desse que o médico esteja no município, não resta dúvidas de que a saúde vai melhorar. Nos temos profissional, independente de ser intercambista ou médico brasileiro, e ele tem contribuído muito porque também incentiva a fixação de um médico no município. Não adiante ter a atenção básica sem o médico, a atenção básica tem que ser fortalecida porque se não continua essa confusão nos hospitais. É preciso investir no trabalho de prevenção na saúde.

Meio Norte – Quais foram os indicadores que mudaram com a presença do Programa Mais Médicos?
Francisco Costa – Sem sombra de dúvida, em 60% dos municípios do Piauí tiveram mudanças positivas de metas que temos para alcançar. A gente conseguiu diminuir em 60% os eventos como acidentes vasculares cerebrais com o controle adequado da hipertensão e do controle do paciente diabético. A gente conseguiu diminuir o número de amputações de pacientes diabéticos. Isso ajuda a mensurar isso. Temos municípios que atingiram 90% das metas de melhorias de indicadores de saúde.

Meio Norte – Quais as ações que a Secretaria Estadual de Saúde vai direcionar para Teresina?
Francisco Costa – São ações na área da oncologia, onde existem muitas dificuldades porque só atendemos através do Hospital São Marcos, atendendo todo o Estado do Piauí e parte do Estado do Maranhão. Agora, estamos abrindo um novo Centro de Oncologia no Hospital Universitário. Vamos ter no Hospital Universitário o Unacon, que é uma unidade que deverá ser aberta neste segundo semestre. Já estamos em face de habilitação do Unacon na cidade de Parnaíba e estamos buscando implantar outro Unacon no Sul do Estado. O Unacon tem uma perspectiva de fazer atendimento em um mês para uma população de 500 mil habitantes por ano. Vamos fazer uma média de 650 cirurgias oncológicas, mais de 12 mil procedimentos de quimioterapias para os pacientes. Isso vai ajudar em responder esse desafio de atender os pacientes em tratamento contra o câncer.

Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário