Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Morre Zé Venâncio – personagem marcante e o mais antigo barbeiro de Floriano.

Barbeiro - Zé Venâncio (Foto: Divulgação)

Personagem folclórico, Zé Venâncio mantinha costumes que sempre vão ser relatados por quem o conhecia. Exemplo disso era o fato de não gostar de faltar a velórios
Faleceu na madrugada desta quarta-feira (01/02), em Brasília, o mais antigo barbeiro de Floriano, Zé Venâncio. Figura por demais conhecida entre os florianenses, Zé Venâncio estava fazendo tratamento de saúde na capital federal de causa ainda não informada pela família. Ao longo dos seus mais de 80 anos de idade, ele sofria de mal de Parkinson, mesmo assim ainda dava expediente em sua pequena barbearia que fica situada na principal avenida de Floriano – a Getúlio Vargas.
Personagem folclórico, Zé Venâncio mantinha costumes que sempre vão ser relatados por quem o conhecia. Exemplo disso era o fato de não gostar de faltar a velórios.
Instrumentista, Zé Venâncio fez parte de bandas de música nos anos 50 e 60, protagonizando histórias que gostava de contar com muito carinho. Mesmo com idade avançada e com as consequências do parkinson, ele mostrava habilidade com um pandeiro que guardava com o máximo de cuidado.
Outra grande companheira de Zé Venâncio era a sua bicicleta. Embora sendo proprietário de um carro, ele só era visto montado em seu veículo preferido de duas rodas, mesmo com a aparente fragilidade de equilíbrio.
Zé Venâncio prezava ainda seu gosto por pássaros. No trabalho, não comparecia sem usar o traje clássico da camisa branca com gravata.
Com certeza, é mais uma personalidade de Floriano que merece ser sempre lembrada no memorial histórico e folclórico da Princesa do Sul.
Fonte: http://www.noticiasdefloriano.com.br/web/

Um comentário:

  1. Amigo Tio Borges,
    Fiquei triste quando li a noticia da morte do Zé Venâncio. Quando morava na Princesa do Sul cortava meu cabelo com o Manoel que trabalhava na barbearia do Zé Venâncio e tive a oportunidade de conversar muito com ele... Sou testemunho... Ele contava muitas "estorias" de barbeiro.., pescador e companhia.. Que o GADU o tenho num bom lugar no seu reino. Um forte abraço a todos. Magno Pires Alves Neto - Teresina - Pi.

    ResponderExcluir