Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 18 de março de 2015

Dia 18 de março "DIA DO DEMOLAY - Saiba o que é a Ordem DeMolay


A Ordem DeMolay é uma sociedade de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, patrocinada pela Maçonaria, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos. Fundada nos Estados Unidos dia 18 de março de 1919, em Kansas City, Missouri, pelo maçom Frank Sherman Land, é patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Priorados da Ordem da Cavalaria - denominações das células da organização.

A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 junto a outros membros da Ordem por contestar as falsas acusações de pratica de diversos crimes, entre eles heresias e infidelidade à Igreja, arquitetadas pelo Rei Filipe IV de França, podendo-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição de Filipe pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês.

A Ordem Demolay possui cerca de 4 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado Sênior DeMolay e passa a acompanhar os trabalhos do Capítulo através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de oitocentos Capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os Estados da federação se reúnem freqüentemente.

No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Argentina, Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai.

No dia 08 de abril de 2008, o Estado de São Paulo estabeleceu o Dia do DeMolay, através da Lei Estadual nº 12.905, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março. Em 19 de janeiro de 2010, foi promulgada a Lei Federal nº 12.208 que insituiu o dia 18 de março como o Dia Nacional do DeMolay, seguindo o exemplo paulista, sendo que a escolha da data marca o falecimento de Jacques de Molay, herói mártir da Ordem.

 Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
"Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
"Civil", representada pela Bandeira Nacional.
"Intelectual", representada pelos Livros Escolares.
Assim prescreve a ética de um DeMolay:
Um DeMolay crê no Pai Celestial;
Um DeMolay respeita todas as mulheres;
Um DeMolay é honesto;
Um DeMolay ama e honra seus pais;
Um DeMolay é leal aos ideais e aos amigos;
Um DeMolay cumpre sua palavra;
Um DeMolay é puro e leal;
Um DeMolay é patriota na paz e na guerra;
Um DeMolay cumpre as leis;
Um DeMolay por preceito e exemplo deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu.
A Ordem DeMolay se divide em Capítulos, que por sua vez são instalados (quase sempre) em lojas maçônicas, e patrocinados pelas mesmas.

 Em Floriano, contamos com o Capitulo "João Noleto de Sousa nº 423". Atualmente o Mestre Conselheiro é o sobrinho Graco Araújo, que vem dando continuidade ao grande Capitulo, fundado em 15-05-1999 e Instalado oficialmente no dia 09-04-2000 patrocinado pelas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Igualdade Florianense nº 865 e Vicente Luiz Ferreira nº 2.935 respectivamente.

Conta também com um Convento recentemente instalado, Cavaleiros do Vale do Parnaíba nº 140, cuja instalação aconteceu no dia 14-03-2015 e tem como Loja patrocinadora a Augusta e Respeitável Loja Simbólica "Princesa do Sul nº 4.256".

O Blog do Tio Borges com muito carinho vem em nome de todos os Obreiros da Loja patrocinadora, abraçar a todos os sobrinhos pela passagem do seu dia: DeMolay que muito tem contribuído com a sociedade florianense, piauiense, brasileira e mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário