Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sábado, 21 de março de 2015

Aniversário do Rito Brasileiro é festejado em Teresina no Palácio Pelicano


Em 10 de junho de 1968, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil Álvaro Palmeira celebrou Tratado de Amizade e Aliança com o Supremo Conclave do Rito Brasileiro, que foi ratificado pela Assembléia Federal Legislativa, no dia 27 julho de 1968, definido, entre outras importantes deliberações, que as Lojas Simbólicas do Rito pertencem à obediência do Grande Oriente do Brasil e os Altos Graus são de responsabilidade do Supremo Conclave do Brasil.


Palmeira, como Grão-Mestre do GOB, moldou o Rito, na área doutrinária e intelectual, na esfera do conhecimento. Em 1968, ele deu estrutura ao Rito e escreveu todos os nossos rituais Simbólicos e Filosóficos, exceto o do Grau 33, CUJO Rito próprio foi aprovado pelo Supremo Conclave, em 1999, escrito de autoria do Ir:. Carlos Simões.

 A criação do Rito Brasileiro engloba uma história de ideais, enfatizando que "a  Maçonaria é universal, mas o Maçom tem uma Pátria". Assim, o Rito Brasileiro vem atender as peculiaridades sócio-geográficas que influenciam o Maçom Brasileiro.

 Álvaro Palmeira propôs a Maçonaria Social, que remete a maçonaria Universal, a Quarta fase, ao Quarto Período, ao Quaternário. È a Maçonaria dinâmica, participativa, ecológica, preocupada com a sorte da Humanidade. É o Renascimento maçônico, no que a Ordem possui de mais belo e profundo: o Conhecimento e a Fraternidade - esta é a missão destinada ao Rito brasileiro, ideal de Álvaro Palmeira. Principiada por Lauro Sodré.


Em data de 19 de março de 2015, o Delegado do Rito Brasileiro no Piauí o Sapientíssimo Ir.·. José Almeida de Sousa (Ir.·. Almeidinha), realizou no Palácio Pelicano uma sessão histórica da reimplantação do Rito Brasileiro do Piauí. 

Com a presença do Eminente Grão Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil - Piauí o Ir.·. Francisco José de Sousa; Ir.·.  Magno Pires Alves Neto – Secretário de Planejamento; Ir.·. Luis Freire de Oliveira; Ir.·. Antonio André de Mesquita – Secretario de Patrimônio; Ir.·. José Ribamar Dantas - Delegado Litúrgico do Rito Adonhiramita; Ir.·. Dirceu Iglesias Cabral Filho – Ex-grande Mestre da Ordem DeMolay no Piauí; Presidente do Clube da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul cunhada Sônia Sousa; Deputados Estaduais: IIr.·.  João Sivoney Barros e José Borges Reis; ainda representantes do Bethel das Filhas de Jó, Da Ordem DeMolay e ainda da Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), antecipadamente a redação pede desculpas por ter faltado citar algum órgão que lá estiveram presente.

Atualmente as Lojas que praticam o Rito Brasileiro no estado do Piauí são as seguintes em ordem Alfabética:


ARLS – Azarias Campos de Morais – Alto Longá
ARLS – Delta do Rio Parnaíba - Teresina
ARLS – Estrela de Castelo – Castelo do Piauí
ARLS – Estrela de Nazária – Nazaria
ARLS – Fraternidade Teresinense - Teresina
ARLS – Heróis da Pátria - Teresina
ARLS – Hiran Habib - Teresina
ARLS – Irmão Chaguinha - Teresina
ARLS – Monteiro Lobato- São Raimundo Nonato
ARLS – Mundinho Almeida – Palmeirais
ARLS – Princesa do Sul - Floriano
ARLS – Prof. Oscar Cavalcante - Teresina

Para dar um brilho maior ao encontro o Ir.·. Ludimar Monteiro Venerável Mestre da ARLS Oscar Cavalcante fez uma rica explanação sobre o Rito Brasileiro e de sua praticidade. 

Como de praxe em todas as solenidades maçônicas no encerramento a mesa farta e os gogós dos irmãos afinados e afiados, o bom gosto e paladar adentra a imaginação. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário