Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Politicos florianenses - Senador João Calisto Lobo

Engenheiro civil, João Calisto Lobo nasceu em Floriano, no dia 27 de abril de 1927. Filho de Calisto Lobo e Carmem Lobo, era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ingressou na vida política pela UDN aportando depois na ARENA e por essas legendas foi eleito deputado estadual em 1962, 1966, 1970, 1974 e 1978. Em vinte anos de mandato na Assembleia Legislativa do Piauí, foi líder das respectivas bancadas e durante o primeiro governo Alberto Silva (1971-1975) foi líder do governo e vice-presidente do legislativo, cujo comando cabia então ao vice-governador do estado. 


Findo o bipartidarismo imposto ao país pelo Ato Institucional Número Dois outorgado pelo Regime Militar de 1964 optou pelo PMDB, entretanto com a incorporação do antigo PP à legenda de Ulysses Guimarães em 20 de dezembro de 1981, João Lobo seguiu rumo ao PDS. Candidato a senador em 1982 dividiu essa condição com dois companheiros de partido graças às sublegendas: o senador Bernardino Viana e o deputado federal João Clímaco d'Almeida. 

Segundo as regras vigentes seria eleito o mais votado dentre os que figuravam no partido político que recebesse o maior número de sufrágios, e assim como o trio do PDS superou os candidatos do PMDB (Chagas Rodrigues, Francílio Almeida e Walmor Carvalho) por mais de 150 mil votos e João Lobo assegurou o mandato ao obter primeiro lugar em sua legenda tendo seus companheiros de partido como suplentes. 


Eleitor de Paulo Maluf no Colégio Eleitoral em 1985, não hesitou em ingressar no PFL e por essa legenda ficou numa suplência ao disputar um mandato de deputado federal em 1990. Retornou à vida pública no governo Mão Santa (1995-2001) onde foi presidente da Companhia Energética do Piauí (CEPISA), o último antes que o governo federal assumisse a administração da empresa em 1997, e diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). 


Com a famosa frase: “O Piauí tem jeito sim! João Lobo no senado é defesa do Estado”, João Calisto Lobo então deputado estadual pelo PMDB saiu candidato ao senado da República em 1982 é foi eleito, surpreendendo muita gente.


João Lobo foi o primeiro deputado estadual da oposição eleito senador da Republica no estado do Piauí. Na ocasião Lobo estava filiado ao PMDB.


Seu sobrinho, Calisto Lobo Matos, foi eleito segundo suplente do senador Hugo Napoleão em 1986.

O Senador muito fez por Floriano, bem como trazer a TV, CAIC, PREMEN  e etc.


João Calisto Lobo era empresário do ramo de comunicação dirigia o Sistema Alvorada de Comunicação incluído a TV Alvorada e a FM Alvorada ambas em Floriano – Piauí. Faleceu aos 86 anos de idade no dia 03 de dezembro de 2013, foi sepultado no Cemitério de São Pedro de Alcântara sua cidade natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário