Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sábado, 27 de setembro de 2014

Dona Noca e São João dos Patos - MA.

Joana da Rocha Santos, Dona Noca nasceu em 18 de dezembro de 1892, em São João dos Patos, cidade que administrou e onde foi sepultada.


São João dos Patos é um município brasileiro do estado do Maranhão. Foi a primeira cidade maranhense a ter uma mulher no cargo de prefeita municipal, Joana da Rocha Santos, Dona Noca foi nomeada em 1934 pelo delegado do governo federal no Maranhão.

Ostenta o título de capital dos bordados no Maranhão, pela qualidade das peças produzidas e por ser a confecção artesanal de bordados uma atividade predominante entre suas mulheres, uma prática hereditária que já faz parte da cultura local.

Por sua relevância socioeconômica, geográfica e política, ocupa a posição de centro de zona na rede urbana maranhense, exercendo influencia sobre diversas cidades da sua região. Na divisão político-administrativa do Estado do Maranhão em 32 Regiões de Planejamento, a cidade é a sede da Unidade Administrativa Regional da Região de Planejamento do Sertão Maranhense, composta por 9 municípios limítrofes.

Está entre os três únicos municípios maranhenses a conquistar a certificação Selo Unicef Município Aprovado por três vezes consecutivas, em todas as edições do projeto até então, um reconhecimento internacional pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O município de São João dos Patos surgiu na primeira metade do século XIX, com a ocupação da região por criadores e lavradores oriundos do município de Passagem Franca, atraídos pela fertilidade das terras. A aglomeração iniciou-se entre duas lagoas denominadas de "Lagoa de São João" e "Lagoa dos Patos", por esse motivo recebeu seu primeiro nome LAGOAS. Posteriormente, influenciado pela veneração, por parte dos moradores da localidade de São João Batista, que se tornaria o Padroeiro da cidade, e com isso, passou a se denominar a localidade de" Lagoa de São João "mais tarde São João dos Patos".

Teve como prefeita Joana da Rocha Santos considerada a primeira prefeita do Brasil, mulher que se tornou lenda na região, por uma visão evolutiva para seu tempo. Durante muitos anos existiu na cidade uma disputa política local por dois grupos, os ``aleixeiros ´´ e os `` xeleléu ´´.Na cidade existe desde sua fundação uma família política muito forte e influente a nível de estado, em que já teve deputados estaduais, como Turíbio Socha Santos, Dona Noca, o ex-prefeito Celso Rocha Santos e seu sobrinho Celso Antonio da Rocha Santos Sobrinho, entre outros. Na época das eleições a nível municipal, a cidade vive um clima bastante quente, pois a disputa é extremamente acirrada.

Em meados dos anos 50 o Maranhão vivia dominado pelo coronel Vitorino Freire, na eleição a oposição lançou Saturnino Belo e o atual governador lançou Eugenio Barros, que saiu derrotado, mas o coronel conseguiu anular 16 mil votos através do TSE, o que daria vitória ao governista. Saturnino Belo morre de um enfarte fulminante e fica acertado que não haveria eleições suplementares, proclamando Eugenio Barros governador, tendo sua posse adiada para março. Só que Eugenio Barros convocou forças federais para a capital, a fim de garantir sua posse em 28 de fevereiro, descumprindo o acordo.

 Na capital estouraram levantes contra a arbitrariedade, levando São Luís a ser conhecida como " a ilha rebelde ". Mas não era só a capital que era rebelde, lá no sertão também estourou a revolta das Oposições Aliadas lideradas por Joana da Rocha Santos a "Dona Noca " em São João dos Patos, diz a história que sua casa era o quartel general dos revoltosos. Foi preparada uma reação com um deslocamento de tropas, com cerca de 12 mil homens que iriam rumo à São Luís para derrubar Eugenio Barros.

 Havia uma senha, que seria o sinal de alerta para estourar a revolta que era: " Adélia será operada dia 18 ", só que as tropas foram derrotadas pelos PM´s, mas Raimundo Bastos, "o comandante Bastos" do Exército da Libertação não foi preso e a revolta foi reprimida.

A deputada Helena Barros Heluy (PT) homenageou Joana da Rocha Santos, Dona Noca, primeira prefeita do Brasil, conforme registro de estudos e pesquisas sobre a presença feminina na política brasileira. O discurso de Helena, na Assembleia Legislativa, marcou a passagem dos 40 anos do falecimento de Dona Noca, em 1970, na cidade de Floriano (Piauí).

“Uma das figuras femininas mais expressivas da história da caminhada da mulher em terras do Maranhão e por que não dizer mesmo, do Brasil”, acentuou Helena, que chamou atenção para o fato de Dona Noca não ter chegado à prefeitura por eleição direta, visto que chegou ao cargo de prefeita nos anos 30, em plena ditadura Vargas. 

Dona Noca nasceu em 18 de dezembro de 1892, em São João dos Patos, cidade que administrou e onde foi sepultada. “Eu entendo que é muito importante a Casa política do Maranhão, nesta data, poder ouvir este registro que se faz, numa dimensão e perspectiva política, também, à questão da mulher na luta pela construção de uma sociedade democrática”, afirmou.

Dona Noca exerceu, por muitos anos, cargos da administração de São João dos Patos, além de ter sido comerciante e industrial, destacando-se como uma personalidade marcante no seu tempo, motivo que faz com que, até hoje, sua história seja reverenciada no mundo da política. 

Helena destacou que uma das razões para a reverência à figura de Dona Noca era sua postura firme e decisiva, mas extremamente humana e com um olhar voltado, sobretudo para os mais pobres. Para Helena, esses são aspectos e questões que precisam ser bem examinados e tratados na sociedade de hoje.



Fonte: http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário