Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


domingo, 4 de janeiro de 2015

Piauí tem 123 municípios com potencial turístico

As opções para o turismo atendem a todos os gostos e bolsos: das belas praias ao charme das pequenas e pacatas cidades.
Aureliano Mulle
clique para ver a foto em tamanho real
Litoral piauiense

 
O Piauí é bem mais que a Terra Querida, é lugar de encontros. Reúne belezas naturais, história e cultura. Locais para apreciação. O potencial turístico do Estado vai desde os municípios que congregam História, passando pelo charme das pequenas cidades, até o belo litoral. Uma combinação de beleza e tranquilidade faz do Piauí uma grande opção turística no mundo. 

Conforme o Programa de Regionalização do Turismo, ao todo, são 123 municípios com potencial para o turismo, que integram sete regiões, de Norte a Sul do Estado: Costa do Delta; polo Aventura e Mistério; polo Teresina; polo Histórico Cultural; polo das Origens; polo das Nascentes; e região turística polo das Águas.

Entre as variadas opções, um dos principais atrativos é o litoral. Com 66 quilômetros de extensão, integra o polo Costa do Delta, composto pelas cidades de Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Parnaíba, porta de entrada do Delta do rio Parnaíba, o único das Américas. As praias de ventos fortes e águas tranquilas chamam a atenção de turistas do mundo todo.

Lá, o viajante tem um leque de opções de lazer e diversão, que vão de um simples passeio turístico, aproveitando a natureza e desfrutando das belas paisagens no Delta, às admiráveis praias. Atalaia e Coqueiro, em Luís Correia, estão entre as mais procuradas. Barra Grande é outra de grande preferência, com cenário ideal para a prática do kitsurf.

A diversidade turística se estende às belezas naturais que podem ser contempladas no interior do Estado, a exemplo dos Poços Jorrantes de Cristino Castro; Cachoeira do Rosário, em Novo Santo Antonio; Cânion do Rio Poti, no município de Buriti dos Montes; e Morro do Gritador, em Pedro II. De um extremo a outro, o que não faltam são opções no Piauí.

Diversidade histórica
O Estado atrai turistas, também, para os centros históricos. Conhecida internacionalmente como o berço do homem americano, São Raimundo Nonato desperta a atenção de muitos pelos sítios arqueológicos da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. A Pedra Furada e o Museu do Homem Americano, com fósseis pré-históricos, recebem visitantes do mundo o ano inteiro.
Além da região turística do polo das Origens, o núcleo de povoamento europeu mais antigo do Piauí exala história com imóveis seculares. Em Oeiras, as tradições religiosas, sobretudo durante o período da Semana Santa, fazem da Primeira Capital também a Capital da Fé. 

O polo Histórico Cultural é composto, ainda, por outros vinte municípios, a exemplo de Amarante, Arraial, Barra D’ Alcântara, Cajazeiras do Piauí, Dom Expedito Lopes, Floriano, Francisco Aires, Guadalupe, Ipiranga do Piauí, Jerumenha, Nazaré do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Picos, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, São João da Varjota, Tanque do Piauí, Valença do Piauí e Várzea Grande.

Outra potencialidade diz respeito ao turismo religioso. Além de Oeiras, Santa Cruz dos Milagres, Floriano e Piripiri, com a Procissão dos Vaqueiros por exemplo, se destacam nesse aspecto. 

A capital
Teresina também é local onde o visitante pode encontrar diversão. A principal cidade piauiense é banhada por dois rios que se encontram, formando um ponto turístico para reunião de amigos às suas margens. Parques ecológicos, mirante da Ponte Estaiada Mestre Isidoro França também são atrações na cidade.

O charme das pequenas cidades
Encantadoras pela simplicidade e tranquilidade, as pequenas cidades esbanjam charme e aconchego. Alguns municípios interioranos são ricos em formações geológicas. Alagoinha do Piauí com os Salões de Pedra, Pedra Mãe Natureza, Cruz do Escravo, Morro do Monte; Alegrete do Piauí com a Pedra da Chapada, e São José do Piauí com os Três Irmãos ilustram as mais belas formações rochosas ainda inexploradas e pouco visitadas.
 

Investimentos
O Governo do Estado, através da Secretaria do Turismo, tem trabalhado com o desafio de desenvolver ações que estimulem ainda mais o turismo no Piauí, divulgando os atrativos e assegurando mais conforto aos moradores e visitantes. O desafio é proporcional à diversidade e à quantidade de pontos turísticos do Piauí. Diante desse potencial, a Setur trabalha com o objetivo de desenvolver ações que incluam públicos de todas as idades e camadas sociais, tornando as potencialidades conhecidas no mundo todo.

No ano passado, a orla da praia de Atalaia passou por reformas e melhorias na sua estrutura urbanística, com o intuito de proporcionar mais comodidade aos turistas. O Projeto de Urbanização da Orla inclui 28 barracas, calçadão e praças de eventos, conforme explica a diretora de Planejamento Turístico, Ermínia Medeiros Macêdo. "Após a conclusão, em 2011, a Setur adotou medidas para garantir uma estrutura de gestão que garanta a sustentabilidade do empreendimento e para complementar a oferta de serviços nesta faixa de praia. Construímos um Grande Restaurante com área total de 850,01m²", ressalta a diretora, acrescentando que a reforma da Praça do Coqueiro foi outra obra pontual na região litorânea realizada em 2012.

Valorizando o turismo religioso, a Setur realizou, ainda, a estruturação da Avenida Orla do Rio São Nicolau, em Santa Cruz dos Milagres. "A obra compreendeu terraplenagem, pavimentação em paralelepípedo branco nas vias de trânsito para veículos com piso intertravado no canteiro central e passeios para pedestres localizados nas faixas laterais da avenida. Esta obra possui uma grande relevância para o Piauí como um todo, pois atendeu as demandas da população e dos romeiros, contribuindo para o fortalecimento do modelo de desenvolvimento turístico desejado para a localidade e consolidando o turismo religioso", enfatiza Ermínia Macêdo.


Só em 2012, foram mais de R$ 2,7 milhões investidos no desenvolvimento turístico do Estado com obras pontuais concluídas e entregues à população. Entre as principais, ressalta-se a realização de pesquisas de inventário turístico e implementação do Programa de Regionalização do Turismo nos municípios piauienses, realização de fóruns e reuniões do Conselho Estadual de Turismo, bem como o acompanhamento e participação nas ações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e divulgação dos atrativos e produtos turísticos piauienses nos grandes eventos e feiras turísticas do Brasil.

Para este ano, a Secretaria Estadual do Turismo tem como metas a estruturação turística da Avenida da Orla do Açude Joana, em Pedro II, a construção da Praça de Eventos São Pedro e Centro de Atividades Culturais no município de Coronel José Dias. A implantação da Praça dos Pescadores e do Terminal Turístico de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, além da reforma e requalificação do Centro de Convenções (2ª Etapa) e da construção do Balneário no Município de Parnaguá estão entre as principais ações para este semestre, conforme assegura a diretora de Planejamento Turístico. O investimento assegurado é de mais de cinco milhões de reais.

Fonte:jornalista292

Nenhum comentário:

Postar um comentário