Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Hoje a Praça Dr. Sebastião com um pedacinho do Jalapão – TO.



Quem nunca esteve na serra do Jalapão ou ter encontrado os produtos de lá, ou melhor, do capim-dourado material usado nos produtos artesanais de lá?

Hoje na Praça Dr. Sebastião Martins, mais precisamente em frente ao Banco do Brasil a Sra. Rejane Ferreira, que é florianense estava com uma banca de produtos feita pelas artesãs da cidade Mateiros – TO. 

Ela disse que dá sustentabilidade as artesãs há 10 anos e, faz questão de sair de cidade em cidades pondo seus produtos à venda, e, sempre incentivando e dando apoio as confeccionistas dos produtos artesanais.

 O capim dourado é uma espécie de sempre-viva da família Eriocaulaceae (Syngonanthus nitens Ruhland) que ocorre na região do Jalapão e Tocantins, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.

Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.




Nenhum comentário:

Postar um comentário