Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Escritor piauiense ADRIÃO NETO em mais tour pela Europa

                      ADRIÃO NETO EM MAIS UM TOUR PELA EUROPA

Pastor Nestor H. Mesquita

Após percorrer o Brasil e a América do Sul de ponta a ponta, parte da América Central, alguns países da Europa, da África e da Ásia, o dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista, Adrião Neto, volta a Europa.

Desta feita começa por Portugal, Espanha e França, mas também visitará a Itália, o Vaticano, a Suíça, a Croácia e a Bósnia e Hezergovina.

Em recente viagem pela Europa, o escritor Adrião Neto esteve na Espanha e em Portugal, onde, visitou os principais pontos turísticos, mentalizou e concebeu um dos seus principais romances.

Em sua viagem pela África e Ásia, visitou os principais pontos turísticos do Egito, da Jordânia, de Israel e dos Emirados Árabes Unidos, incluindo Abu-Dhabi e Dubai, onde, além de visitar a ilha artificial em formato de palmeira, esteve no terraço panorâmico do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.

Na Terra Santa (Israel, parte da Jordânia e do Egito, parte da Palestina, compreendendo os territórios da Cisjordânia e da Judeia), Adrião Neto caminhou pelas páginas da bíblia. 

Dentre alguns dos lugares percorridos por Moisés e pelos hebreus, Adrião Neto esteve no Poço de Mara, um dos locais da Península do Sinai, identificado pela Torá, como tendo sido o poço de água amarga, onde, de acordo com o livro bíblico de Êxodo, após entabular uma Aliança com Deus, o Patriarca recebeu o primeiro conjunto de Leis Divinas. (Ex.15:23,24; Num. 33.8). Adrião esteve também no Mar Vermelho e no sopé do Monte Sinai, para onde Moisés conduziu os israelitas (Ex. 19-20) – local, onde também, após a histórica travessia do Mar Vermelho (Ex. 14; Num. 33:8) e uma longa jornada pelo deserto, ele recebeu as Tábuas da Lei.

Além desses lugares, Adrião Neto esteve no cume do Monte Nebo, mencionado no Deuteronômio (34,5-,6), como tendo sido o local de onde Moisés avistou a Terra Prometida, onde fez seus três últimos sermões e onde morreu sem concluir sua missão. (Deut. 1-32).

Dentre alguns dos lugares percorridos pela Sagrada Família e pelos apóstolos, Adrião Neto esteve na Igreja da Natividade, em Belém, construída sobre a manjedoura, onde Jesus nasceu e, onde também, o anjo apareceu em sonho para José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”; na Igreja da Virgem Maria, em Cairo, construída sobre a gruta, onde Maria, José e o Menino Jesus permaneceram por mais de seis meses, para escapar da perseguição de Herodes; em Nazaré, onde depois de voltar do Egito, Jesus passou sua infância e juventude (Mt. 2:19-23; Lc. 2:51-52), anunciou que Ele era o Messias e foi rejeitado pelos seus (Lc. 4:14-32).

Em sua estada na cidade onde Jesus foi cognominado de O Nazareno, Adrião Neto conheceu a imponente Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, e a Igreja de São José, construída sobre o local da casa e da oficina do Patriarca da Sagrada Família, onde, certamente, o Menino Jesus brincava de ser carpinteiro.

Dentre outros lugares bíblicos de grande importância para o catolicismo e para outras religiões, Adrião Neto esteve no Rio Jordão, onde Jesus foi batizado, e onde, ele próprio, colhendo água na concha da mão, batizou-se de brincadeirinha.

O escritor piauiense esteve também em Caná, onde dentre os principais milagres, Jesus transformou água em vinho e curou o filho de um nobre que estava em Cafarnaum (João 4:46-54).

Além de ter degustado uma saborosa taça de vinho na terra onde ocorreu a transformação da água naquela deliciosa bebida, Adrião Neto caminhou sobre as ruínas de uma sinagoga de Cafarnaum, onde O Nazareno operou milagres e saiu para almoçar na casa da sogra de Pedro, em cujo local, atualmente, existe uma linda igreja construída em honra ao Porteiro do  Céu.

Dentre outros lugares mencionados nas escrituras, Adrião Neto percorreu o sítio arqueológico de Cesarea de Filipe, onde Jesus predisse sua própria morte e Ressurreição (Mt. 16:21–28). Além do mais, participou de uma missa, a bordo de uma lancha, sobre o Mar da Galileia, lugar emblemático da religiosidade, onde Jesus entrou no barco de Pedro para ensinar (Mt. 5:1–3) e chamou Pedro, André, Tiago e João para que se tornassem pescadores de homens (Mt. 4:18-22; Lc. 5:1-11), onde também acalmou a tempestade (Lc. 8:22-25), ensinou parábolas (Mt. 13), andou sobre o mar (Mt. 14:22-32), e apareceu aos discípulos após Sua Ressurreição (João 21).

Adrião Neto esteve na cidade bíblica de Jericó, mencionada no Velho Testamento como a Cidade das Palmeiras, onde Jesus deu a visão a um cego (Lc. 18:35-43), ordenou para Zaqueu (cobrador de impostos e um dos chefes dos publicanos) descer da árvore e após a pregação foi jantar na casa dele (Lc. 19:1-10).

Dentre outros locais bíblicos, o escritor Adrião Neto esteve também na Piscina de Siloé, onde Jesus curou um cego que mendigava nas ruas (João 9:1-41), e no Monte Tabor, onde O Nazareno se transfigurou diante de Pedro, Tiago e João. (Mateus 17:1-9; Marcos 9:2-8 e Lucas 9:28-36)

Adrião Neto esteve ainda nas ruínas de Cesarea Marítima, onde foi fotografado ao lado de uma pedra, contendo uma inscrição incluindo o nome de Pôncio Pilatos, a única prova material da existência do Governador da Judeia, que tentando eximir-se da responsabilidade pelo julgamento de Jesus, lavou as mãos.

Além desses lugares, o escritor esteve no Jardim de Getsêmani, no sopé do Monte das Oliveiras, local onde Jesus suou sangue; na Via Dolorosa –  rua da cidade velha de Jerusalém, então caminho, por onde Jesus percorreu carregando a cruz; no Gólgota, onde Ele foi crucificado; na Igreja do Santo Sepulcro, e em vários outros locais sagrados de Jerusalém e adjacências.

Agora o escritor Adrião Neto empreenderá um tour religioso e cultural pelos Santuários da Europa, incluindo Fátima, Santiago de Compostela, Lourdes, Lisieux, Santuário da Medalha Milagrosa, Pádua, Medjugore e outros. Além do mais, visitará as igrejas do Vaticano, onde participará de uma audiência pública com o Papa.

Dentre outras cidades Adrião Neto visitará Lisboa, Porto, Santilena del Mar, Rocamador, Paris, Roma, Veneza, Lucerna, Pompeia, Piza, Ancona, Zadar e Split.


Pr. Nestor Henrique Mesquita – Presidente da Convenção Estadual da Assembleia de Deus do Piauí, Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Teresina, PI e Presidente da Academia Evangélica de Letras do Piauí.
Adrião Neto no Mar da Galileia, Israel

Adrião Neto na Esfinge de Gizé, Egito

Adrião Neto e a mana Terezinha em Petra, Jordânia

Adrião Neto no Jardim de Getsêmani, no lugar onde Jesus suou sangue

Adrião Neto em Cesarea Maritima 

Adrião Neto e as manas Terezinha e Bertulina, na Mesquita de Mohammad Ali, no Cairo, Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário