Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 27 de março de 2013

Piauí fica livre do vírus da aftosa após 10 anos com área de risco

Os produtores, mesmo com a seca, vacinaram rebanho. Adapi diz que a consequência é a valorização do gado.

O governador Wilson Martins (PSB) anunciou na manhã desta terça-feira (26), no Palácio de Karnak, que o Piauí está livre do vírus da febre aftosa, após 10 anos com risco desconhecido. O resultado da 18ª etapa de vacinação do rebanho piauiense foi mais de 97% de cobertura. Entre as consequências da certificação estão a valorização do rebanho, o melhoramento genético e a possibilidade de participação do gado piauiense nos grandes eventos agropecuários do país.

"Esse resultado é consequência de um trabalho que vem sendo desenvolvido há muitos anos, quando eu ainda estava à frente da Secretaria do Desenvolvimento Rural e propus a estruturação da Adapi. Hoje contamos com funcionários concursados, que entraram no órgão pela meritocracia, bem como com a implantação de um plano de carreiras estruturado, visando o estímulo ao trabalho. Não podemos esquecer também das ações de conscientização feitas junto aos criadores e do investimento por parte do governo na compra das vacinas", lembra Wilson Martins. 

Com a nova certificação, o gado piauiense será mais valorizado e poderá participar dos maiores eventos agropecuários do país. "A consequência é o Estado em área livre melhorar o comércio com os outros estados e o Piauí não ter problemas de barreiras, valorizar o rebanho. O gado aumenta de valor. Hoje o bezerro é vendido em torno de R$ 600 e antes era R$ 200. Essa condição vai melhorar e a tendência é participarmos dos grandes eventos do país. Além disso, podemos levar nossa genética para fora do Estado também", explica José Antonio Filho, diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí.


Mesmo com a forte estiagem que atingiu o Estado no ano passado, os produtores participaram fortemente da campanha. "Eles fizeram a sua parte. Acreditamos que ainda este semestre o Estado receba a certificação de área livre da aftosa com vacinação. O produtor sabe da importância da vacinação", avalia.

Leilane Nunes
leilanenunes@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário