Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Cena triste de se vê – A Lagoa de Nazaré está agonizando

Nazaré do Piauí tem uma bonita história, desde o século XVII, até mesmo a própria carta da escrava Esperança Garcia datada de 6 de setembro de 1770, conforme narrativa do escritor Luiz Mott: Esperança Garcia viveu na região de Oeiras na fazenda de Algodões, a mais ou menos 300 km de Teresina, essa fazenda juntamente a outras dezenas de estâncias pertenciam à inspeção de Nazaré, onde é hoje o município de Nazaré do Piauí.
Apesar de sua importância histórica, não se sabe quase nada sobre sua vida, esse descaso da sociedade é consequência principalmente de sua condição de negra escravizada. Porém ela se destaca por ter sido corajosa a ponto de escrever uma carta ao governador do Piauí, Gonçalo Lourenço Botelho de Castro, denunciando os maus tratos sofridos por ela, seus filhos e companheiras. A carta é datada de 06 de setembro de 1770.


Raimundo Nonato.
Raimundo Nonato - Pres. da Colonia de Pescadores de Nazaré do Piauí
Nazaré do Piauí, foi elevada a categoria de cidade por força da Lei Estadual nº 1212 de 8 de setembro de 1955, teve como primeiro Prefeito Municipal Sr. Raimundo Soares Leal (immemorian). Atualmente é Prefeito o Sr. Antonio José dos Santos Filho. A população estimada em 8.900 habitantes está situada na Microrregião de Floriano, distante da capital 270 km.

Pois bem, o que queremos falar é sobre as lagoas que existiam e a que existe no município de Nazaré do Piauí, pois eram muitas: Lagoa do Quartel (não mais existe), Lagoa do Barro (não mais existe), Lagoa da Cana Brava (não mais existe), Lagoa do Cavú (não mais existe). Existe atualmente a Lagoa de Nazaré, cuja lagoa está agonizando.

Alguém se levanta e pergunta: o que pode ser feita para recuperar a lagoa? O Presidente da Colônia de Pescadores o Sr. Raimundo Nonato como os demais pescadores que vivem da pesca, todos estão preocupados com a tragédia ambiental, conforme informou o repórter Fernando Araújo do 180 graus.

Caros internautas podem procurar aí na Prefeitura Municipal de Nazaré do Piauí que tem uma Lei criando uma “APA” – Área de Proteção Ambiental, talvez essa Lei seja do ano de 1993. Tem mais a própria Colônia de Pescadores pode levantar uma bandeira de luta a favor da recuperação da Lagoa. Temos vários Ministérios como: Ministério da Pesca, Ministério do Interior, Ministério das Cidades, Ministério da Cultura, Ministério das  Minas e Energia, Dnocs, Sudene  e outros órgãos mais.

Pra tudo se tem jeito, menos pra mote. O Caso Lagoa de Nazaré sabemos que tem jeito, só falta alguém tomar a frente e formar uma equipe e ir à luta.
O Blog do Tio Borges, só não pode é ir sozinho, mais acompanha qualquer um que for à luta, agradece o Repórter do 180 graus Fernando Araújo por sempre está nos cedendo fotos e materiais para divulgação. É uma parceria que merece aplausos ao jovem Fernando. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário