Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


domingo, 15 de abril de 2012

MP relata situação de presídios do PI ao Ministério da Justiça

 
Foto: MP/PI
O promotor João Benigno vai a Brasília nesta semana 
para relatar a realidade do sistema carcerário piauiense. 
Um relatório sobre a realidade do sistema prisional do Piauí será apresentado nesta segunda(16) e terça-feira(17) pelo Ministério Público do Estado na 383ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária no Ministério da Justiça, em Brasília-DF.
 
O Ministério Público será representado pelo promotor da 13º Promotoria de Justiça, João Mendes Benigno Filho, que irá relatar as graves e recentes ocorrências que foram constatadas sobre a realidade dos estabelecimentos penais do Estado. Este material, que foi colhido pelo promotor, subsidiará parte do Relatório do Sistema Carcerário Nacional, a ser apresentado pelos conselheiros ao Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, em Brasília, nos dias 28 e 29 de maio deste ano.
Conselheiro e promotor durante vistoria
As inspeções realizadas têm por finalidade assegurar a dignidade humana dos presos e o cumprimento do disposto na Constituição da República e na Lei de Execução Penal. De acordo com o que for constatado no relatório, é imprescindível a adoção de medidas emergenciais objetivando rever a política judiciária de encarceramento, despertando para outras vias, sobretudo a priorização de medidas cautelares substitutivas do encarceramento, sob pena do atual quadro permanecer estável, ou mesmo crescer vertiginosamente com o passar do tempo.
 
No caso do Estado do Piauí é gritante o quadro de superlotação verificado em quase todas as unidades visitadas. A real situação destes sistemas prisionais é que eles possuem estruturas precárias, assim necessitando a substituição de instalações adaptadas por adequadas e planejadas.

Matérias relacionadas:

Da redação 
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário