Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Você sabe de onde vem a palavra “BAITOLA”?

A ORIGEM DA PALAVRA “BAITOLA”
Quem nunca ouviu algum cearense (ou não) chamar algum amigo ou companheiro pela alcunha de “Baitola”?

Na linguagem coloquial, baitola, viado e gay têm o mesmo significado: trata-se de um homossexual.
A palavra “baitola” surgiu no Ceará, nas primeiras décadas do século XX.
Por volta de 1913, chegou ao Ceará o inglês de nome Francis Reginald Hull, o conhecido Mr. Hull (pronuncia-se Mister Ráu), que deu o nome a uma famosa avenida, na cidade de Fortaleza-CE.
Mr Hull fora designado superintendente de uma Rede Ferroviária no Ceará e passou, em muitas situações, a fiscalizar as obras de construção e reparo, na própria Ferrovia.

Mr Hull era homossexual assumido.
Sempre que ele ia pronunciar a palavra “bitola”, que significa a distância entre os dois trilhos, pronunciava “BAITOLA”.
Quando ele se aproximava, de onde estavam os trabalhadores, estes, que não gostavam do modo como eram tratados pelo tal chefe, diziam: “Lá vem o baitola, lá vem o baitola”.
A partir daí, passou-se a associar a palavra baitola ao homossexualismo masculino.

Obs. do Blog do Tio Borges.
Achei muito interessante e, tive
que mostrar aos leitores.
Como disse a Rádio Mix: Baitolagem também é cultura.

3 comentários:

  1. Poxa,eu acrescentei ao meu Dicionário de Peculariedades Brasileiras,grato!

    ResponderExcluir
  2. Um pretenso M:. sem avental do teu Estado está desejoso de conhecer a Luz e eu queria saber se poderia me dar informação se puder mando detalhes s

    ResponderExcluir
  3. Ele é muito confiável e rápido no momento do seu nascimento, em seguida, não exitez !!!
    Eu já não acreditava em emprestar dinheiro, porque todos os bancos rejeitaram meu arquivo; na verdade eu estava preso pelo meu banco. Mas um dia um amigo me aconselhou um credor particular que ela me deu o e-mail. Eu dei-lhe um tiro com ele através do envio de um e-mail e funcionou. Eu tive a pessoa certa um credor particular honesto eu estava procurando há anos. Eu tenho o meu empréstimo que me permite viver bem agora e eu pagar minhas parcelas mensais regularmente. Você pode contatá-lo se você estiver na necessidade de um empréstimo por várias razões pessoais. Dois dos meus colegas também receberam empréstimos sem qualquer dificuldade. Aqui é o seu e-mail: creditdestiny@gmail.com Diga-lhe que vir de mim e você terá sucesso no custo azedo.

    ResponderExcluir