Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 31 de agosto de 2015

12 anos sem dentes de ouro de Raimundo Soldado


Eu sou verdadeiro em tudo o que faço e digo. Nunca neguei a ninguém minha admiração por Raimundo Teles Carvalho, um instrumentista, cantor e compositor nordestino. Exímio sanfoneiro autodidata, que conquistou o Maranhão, o Piauí, e outros estados do Brasil.

Ele iniciou sua carreira como cantor e compositor em Santa Inês-MA, tocando em uma casa de show, cujo nome era "Sonho Azul", no bairro Alto do Tetéu, onde residiu por vários anos. Não parou mais: participou de show com Marinês e sua gente, Luiz Gonzaga, Waldick Soriano em todo aniversário do armazém Paraíba em nossa cidade. Seu pai foi soldado, seus irmãos também. Seguiu a carreira do pai e serviu durante alguns anos, por isso recebeu o codinome de Raimundo Soldado.

Realizou uma fusão entre a música nordestina e a música pop, utilizando arranjos comuns nas músicas da Jovem Guarda, misturados a sons de origem na musicalidade nordestina. Em 1980 lançou pela EMI seu primeiro disco, com diversas composições de sua autoria, entre as quais “Menina linda” e “Sanfona branca” e “Fiquei tão triste”, em parceria com Zequinha. Em 1981 lançou o segundo disco, ainda pela EMI, com músicas de sua autoria, como “Mulher orgulhosa”, “Conquistando o mundo” e “Minha garota”. Em1983 lançou novo LP, com, entre outras, “Malena” e “Esqueça”. Em 1985 gravou “Lambada nº 4” e “Forró da prainha”, em seu quarto disco pela EMI. Em 1987, gravou, entre outras, “Forró no Piauí”, “Eu quero você” e “Vontade louca”, todas de sua autoria. 2000 - Raimundo Soldado (lança) Raízes do Nordeste.
....
Ele se balançava no galho mais baixo da árvore da Jovem Guarda, misturando música romântica sessentista com forrós e carimbós, sotaque de gente simples, mal-alfabetizada. Rendeu frutos desprezados pela ala chique, mas que sempre alimentaram muito bem o povão.
Na década de 1980, Raimundo Soldado ficou conhecido por canções como ''Não tem jeito que dê jeito'' e ''Abraçando você'', e fazia parte do elenco brega da extinta gravadora Copacabana. Foram seis vinis ao todo. Em CD, só há um trabalho, lançado em março deste ano (2014) pela Gema.
Aliás, dois. '23 sucessos de Raimundo Soldado' foi lançado sem autorização aqui em Fortaleza. ''Nenhum centavo dos direitos foi repassado para o Raimundo Soldado. Eu estava negociando o lançamento com a SomZoom, a Floral Music se meteu no meio e o Emanuel (Gurgel, empresário) deixou de lado. Mas a SomZoom ia fazer 40 mil CDs'', lembra William Martins, empresário do cantor.
(...).
                 Raimundo Soldado, por Fátima.
''Quando se fala em referência no brega, não tem para onde correr. É Raimundo Soldado'', diz o músico Hérlon Robson, que chegou a gravar a canção ''Você gosta de mim'' no disco de sua banda de brega-rock Los Toros, em 1997. ''Ele era um cara super humilde. É uma cultura que se espalha sozinha. A única coisa que sei é que aquele disco, Abraçando você, foi disco de ouro. Vendeu mais de 100 mil cópias. Acho que aquele vinil não foi passado para CD. Ele até fez algo em CD, mas também não tem tanta graça. O engraçado é que não é feito com a intenção de ser brega'', diz Hérlon.
(...).
Agora ele vai tocar a vida junto a David (pronuncia-se ''Dêivid'') Soldado, Frank Soldado e Johnny Soldado, que já estão seguindo a trilha do pai. Foram três casamentos e 11 filhos registrados.
(...).        
A sua música Não Tem Jeito que Dê Jeito foi incluída na trilha sonora do filme At Play in the Fields of the Lord (Brincando nos Campos do Senhor), de Héctor Babenco (1991).
(...).
Raimundo Soldado morreu aos 55 anos em 17 de setembro de 2001, vítima de meningite, em Timon, Maranhão.
Discografia
1980 - Raimundo Soldado (EMI)
1981 - Raimundo Soldado (EMI)
1983 - Raimundo Soldado (EMI)
1987 - Raimundo Soldado (EMI)
2000 - Raimundo Soldado. Raízes do Nordeste (EMI)
(Fonte: aqui).

................
Duas vezes por mês dançamos no Buffet Festas Mil (Teresina), espaço acolhedor onde invariavelmente curtimos bons momentos. A anfitriã, Oceanira, estabeleceu uma condição a cada grupo musical que lá se exibe: 'fechar' o baile ao som de Raimundo Soldado. É a apoteose!

"Agora... a festa vai começar/e nós vamos dançar/até a madrugada chegar"

Palmas para o brega fantástico de Raimundo Soldado!
Fonte: Dodó Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário