Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sábado, 4 de fevereiro de 2012

O ANO DE 2012 É BISSEXTO

O ANO DE 2012 É BISSEXTO
Para quem não sabe, o ano bissexto é aquele que conta com o acréscimo de um dia, isto é, ao invés do ano possuir 365 dias, contará com 366. De acordo com o calendário gregoriano, este dia extra é adicionado a cada 4 anos, sendo que é adicionado ao mês de fevereiro, mês que possui menos dias, no qual passa a ter 29 dias.
Mas por que ocorre o ano bissexto? O ano bissexto ocorre devido a relação entre ano e calendário onde há uma pequenina diferença com o ano solar, isto é, enquanto o primeiro ano tem a duração de 365 dias, o segundo conta com 365.25 dias, o terceiro com 365.50 e assim, sucessivamente.

São estes 0.25 que com o passar de quatro anos somam-se resultando no dia acrescentado em fevereiro, assim a cada 4 anos há uma diferença que se acumula e totaliza-se em um dia com relação ao calendário comum e o solar. O ano bissexto é caracterizado justamente pelo fato de haver um dia a mais no calendário, sendo que começou a ser adotado a partir de 238 a.C no Egito, no qual foi criado pela necessidade de unir os dias do ano, pois caso contrário a diferença no calendário poderia afetar toda a agricultura e principalmente a economia dos antigos povos.
Desta forma, Ptolomu III adicionou o ano bissexto que na verdade a união do calendário não ocorre no dia 29 de fevereiro, mas sim no dia 24 do mesmo mês, fazendo com que muitos se enganam.

Muitas pessoas pensam que o nome “bissexto” vem da origem de possuir 366 dias, se enganam, pois Julio César decidiu adicionar um dia a mais no mês de fevereiro e optou em “fazer um bis” ou então, “duplicar” o dia 24, no qual foi denominado de “Antediem Bis-Sextum Calendas Martii”. CA partir daí, que surgiu o nome “bissexto” para o ano que possui 1 dia a mais a cada 4 anos.
Como surgiu o ano bissexto
A descoberta da necessidade dos anos bissextos aconteceu há muito tempo. “Há notícias de dias acrescentados no calendário com esse objetivo desde 324 a.C.”, conta Roberto Boczko, professor de astronomia do Instituto de Astronomia e Geologia (IAG) da Universidade de São Paulo (USP).
Os homens inventaram os primeiros calendários para conseguir se planejar em relação às estações, por causa da agricultura (a maioria das plantas completa seu ciclo nesse período) e das dificuldades climáticas (como invernos rigorosos). Apesar das inúmeras tentativas, descobriu-se que é muito difícil estabelecer um calendário que tenha total harmonia com o ciclo solar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário