Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sábado, 20 de junho de 2015

Viagem à Lua o eterno retorno. Russia vai investigar viagem dos EUA à Lua

Rússia vai investigar viagem dos EUA à Lua

Do Brasil247

A Rússia decidiu abrir uma investigação para apurar se de fato os Estados Unidos pousaram na Lua em 1969. (...) o objetivo da investigação é revelar novos "insights" sobre as viagens espaciais.

Segundo o representante do Comitê de Investigações Vladmir Markin, também foi aberto um inquérito para investigar o desaparecimento das imagens originais do pouso que teria levado o homem à lua, bem como para apurar o destino das pedras lunares que teriam sido coletadas.

"Não estamos afirmando que os Estados Unidos não foram à Lua, e apenas feito um filme sobre isso. Mas todos esses artefatos científicos – ou talvez culturais – são legados da humanidade, e seu desaparecimento sem vestígios é uma perda para todos nós", disse Markin.

Em 2009, a Nasa já havia admitido que as imagens originais do pouso do homem na Lua haviam desaparecido após terem sido apagadas juntamente com outros 200 mil arquivos em vídeo para "economizar dinheiro". Posteriormente a agência espacial americana teria conseguido restaurar as imagens históricas utilizando imagens de outras fontes, como emissoras de televisão.

Sobre o destino e estado de conservação das pedras lunares, a Nasa informou que estas "se diferem aos encontrados na Terra em muitos diferentes aspectos". A maior parte do material, contudo, estaria guardada e devidamente preservada. (Aqui).

................
O pouso do homem na Lua figura com destaque na pauta dos teóricos da conspiração, suscitando 'n' versões e desmentidos categóricos mediante vídeos disponibilizados pela internet, além de livros e artigos diversos. A propósito, entre os questionamentos intrigantes, um mereceu saborosa crônica:


Aquela câmera...

Por Luis Fernando Veríssimo

Até hoje tem gente que duvida que o homem chegou na Lua. Teria sido tudo encenação, tudo feito em estúdio. Em vez de um triunfo da Nasa e do programa espacial americano, um triunfo de Hollywood e seu poder de criar ilusões. Tudo propaganda, encomendada pelo governo americano para camuflar o atraso do país em relação à União Soviética na exploração do espaço. Um golpe de relações públicas, não uma conquista científica.

A teoria não se aguenta, claro. Uma trapaça deste tamanho demandaria uma teia de segredos e cumplicidades difícil de imaginar. A ilusão teria sido denunciada há tempo e a farsa desmascarada - pelos próprios americanos, que gostam de uma revisãozinha histórica como ninguém. Mas nenhuma versão séria da teoria da encenação apareceu. Não houve uma conspiração. A conquista aconteceu mesmo e foi admirável. Homens caminharam mesmo na superfície da Lua e até trouxeram suvenires. Mas...

Mas tem a questão daquela câmera. A que registrou a descida do Neil Armstrong de dentro do módulo espacial, pela escadinha, para dar o primeiro passo da humanidade num corpo celeste que não era o seu. Foi o momento mais emocionante da aventura, e a câmera estava lá, registrando tudo. Como a câmera estava lá, montada no lugar certo para não perder nada?

A explicação oficial foi que a câmera tinha sido ejetada de dentro do módulo e caído a alguns metros de distância na posição ideal para gravar a descida de Armstrong. Uma explicação plausível: afinal, para quem coloca um módulo na Lua com aquela precisão, colocar uma câmera de pé no lugar desejado não seria nada de mais. Mas em vez de imaginar a câmera sendo expelida do módulo com tripé e tudo, dando uma cambalhota no ar e caindo no lugar certo, imaginemos uma alternativa.

Imaginemos Neil Armstrong, que morreu (há alguns dias), com 82 anos, de problemas com o coração, usando seus últimos alentos para confessar "Foi tudo mentira..."

- O que é isso, comandante?

- A descida na Lua. Foi mentira.

- Como, mentira? Foi verdade. O senhor foi o primeiro homem a pisar na Lua e...

- A câmera. Fui eu que montei. Desci do módulo, montei a câmera no seu tripé, acertei o foco, e voltei para dentro do módulo. Depois, desci a escadinha, fingindo que era pela primeira vez. Era mentira.

- Não, comandante. Aquele foi o momento mais bonito de todos. Sem a câmera ali, a emoção não seria a mesma. Foi a mentira que tornou a verdade espetacular. (Fonte: aqui).

....
Voltando ao anúncio de que a "A Rússia decidiu abrir uma investigação para apurar se de fato os Estados Unidos pousaram na Lua em 1969". Estou curioso para saber de que modo tal investigação se dará, 46 anos depois do notável feito norte-americano. Hackers entrarão em arquivos secretos da Nasa? Arquivos igualmente secretos da KGB serão enfim decifrados? E os arquivos de Stanley Kubrick, o que escondem? Etc, etc. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário