Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

90% dos medicamentos excepcionais começam a ser distribuídos nesta segunda

Após uma reunião com o comitê gestor, a Secretaria Estadual de Saúde, disponibilizá 90% dos medicamentos que estavam faltando na Farmácia dos Excepcionais. Pelo menos 1.500 pacientes ficaram sem os remédios por conta do não pagamento a fornecedores no segundo semestre de 2014. Desde novembro, os medicamentos estavam em falta. 

Estarão disponíveis 18 dos 20 medicamentos na Unidade de Assistência Farmacêutica, a partir desta segunda(19). Dois deles não foram encontrados: a entacapona 200mg e amantadina 100mg, ambos para tratamento do Mal de Parkinson e que atendem 206 pacientes. A previsão é que em até uma semana, esses medicamentos sejam disponibilizados aos usuários, após a indústria farmacêutica retornar das férias coletiva.
Para auxiliar na distribuição, a Sesapi autorizou o aumento de atendentes e farmacêuticos para o melhor funcionamento aos usuários. Serão cinco farmacêuticos e oito atendentes. O horário de funcionamento é de 8h às 18 horas.

Regularização
Para regularizar o fornecimento dos medicamentos, a Farmácia, juntamente com os fornecedores, realizou permutas e negociações com outros Estados, num esforço contínuo para que os medicamentos estivessem disponíveis a partir de desta segunda (19). Com isso, foi possível regularizar o estoque de medicamentos, inclusive da azatioprina, para pacientes transplantados.

No entanto, pelo acúmulo de dívidas geradas na gestão passada, de aproximadamente R$ 7,6 milhões, em empenhos realizados e não pagos de julho a dezembro de 2014, os fornecedores não efetivaram novos pedidos às indústrias, o que acarretou falta da matéria-prima e escassez do produto no mercado. Há ainda férias coletivas da indústria farmacêutica, que iniciaram no dia 20 de dezembro e se estendem até esta segunda, 19 de janeiro.

A Assistência Farmacêutica atende mensalmente mais de 16 mil pacientes no Estado, sendo em média, 500 diariamente em Teresina. Além da capital, há unidades em Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. São atendidas 120 patologias, com 197 itens medicamentosos.

Fonte: Da redação
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário