Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Seca deixa Piauí em alerta e só 25% dos reservatórios têm água

O governador Wilson Martins (PSB) classificou como “gravíssima” a seca que o Piauí enfrenta nos últimos três anos. Segundo ele, no Estado só tem água em 25% dos reservatórios. Falta água até na zona urbana das cidades. Cerca de 100 municípios estão sendo abastecidos com carros-pipas.

“Estamos com uma média de 25% de água nos reservatórios. Lagoas importantes da região Sul, como a do Fidalgo e Parnaguá estão secas. Então isso nos preocupa e nos leva a ter um monitoramento permanente da oferta de água”, disse o governador.

Wilson Martins informou a situação da seca do Piauí a presidente Dilma Rousseff. “Levantamos a possibilidade de ter uma operação com a Caixa Econômica e Banco do Brasil para capitalizar a Agespisa no sentido de poder perfurar poços com mais rapidez”, disse o governador.
  
Regis Falcão/CCom-PI

Foto: Thiago Amaral

A reunião ocorreu com os segmentos de oferta, captação e distribuição de água para os flagelados da seca. O governo recebeu aval da liberação de R$ 24 milhões para os trabalhadores.

“É um projeto antigo de 2008 e que infelizmente ele não foi concluído e que estamos vivendo um momento de muita seca. Foi uma chamada para pressionar os gestores, que vai ter desdobramento da reunião com a Codevasf na sexta-feira e dizer assim: todo tostão que nós tivermos para a água terá que ser aplicada de forma rápida”.

Kalberto Rodrigues/PK

De acordo com o governador, a escassez de água não atinge apenas o Piauí, mas o Maranhão, Pernambuco e Bahia. Os municípios estão sem água até na zona urbana das cidades.

“Choveu muito pouco no Nordeste. Tivemos uma seca de 2011/2012 e o pior tivemos o ano seguinte de seca. Evidentemente houve menos água acumulada e diminuição do lençol freático. Quem tinha poço de 60 m de profundidade de repente o poço secou e imagine o drama de quem tinha água e deixou de ter”.

Fonte: Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário