Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 15 de abril de 2013

Obra Kolping em Teresina, as crocheiras diz que é uma terapia

 


A Obra Kolping tem beneficiado muitas famílias mundo afora. Em Teresina não foi diferente de outras localidade que recebeu o grande beneficio deixado pelo Pe. Adolfo Kolping.     

Na Obra Kolping do Bairro Dirceu Arcoverde em Teresina, um dos maiores centros da Obra no estado do Piauí. Estivemos com umas senhoras que fazem crochê, bordados enfim trabalhos manuais, a D. Antônia disse que é grande terapia, é bom para todas que participam, conversam desabafam fazem amizades, portanto é ainda uma fonte de renda, disse.   
 
Crochetes feito de barbantes
 1ª Comunidade Kolping na América Latina
Logo após o término da Primeira Guerra Mundial, imigrantes oriundos da Europa, em sua maioria jovens, que na pátria não conseguiam trabalho, trouxeram o ideal Kolping para América Latina. Em Buenos Aires, Argentina, no dia 9 de maio de 1923 formou-se o 1º grupo que se orientou no ideal de Adolf Kolping.
1ª Comunidade Kolping no Brasil
Em São Paulo, no dia 22 de junho de 1923 formou-se a 1º Comunidade Kolping do Brasil. Neste ano ela comemorou seus 85 anos de existência. Outras Comunidades Kolping surgiram no Rio de Janeiro (1924), em Itapiranga, Santa Catarina, por ocasião da visita do Secretário Geral Nattermann da Obra Kolping Internacional (1931) e em Curitiba (no início dos anos 40).

Concentração das crocheteiras
Estatutariamente a entidade tem atuação no Estado do Piauí, entretanto se faz presente hoje em 63 municípios, com vários solicitações de fundações de comunidades e implantação de ações.

Dentre os municípios de atuação da Obra Kolping, pretende-se direcionar cursos e oficinas de capacitação para jovens e adultos nos seguintes municípios:  Porto, Campo Largo, Miguel Alves, Nossa Senhora dos Remédios, Matias Olimpio, Madeiro, Joca Marques, Luzilandia, Morro do Chapéu do Piauí, Joaquim Pires, Esperantina, Batalha, Piracuruca, Cocal, Parnaíba, Brasileira, Piripiri, Barras, Boa hora, Cabeceiras do Piauí, Pedro II, Lagoa de São Francisco, Milton Brandão, Altos, Teresina, Pimenteiras, São João da Varjota, Oeiras, Floriano, Simplicio Mendes, Bela Vista do Piauí, Campinas do Piauí e Conceição do Canindé,
Tio Borges, D. Antonia Monitora do grupo e a Lauda aluna
Vida e Obra de Adolfo Kolping

No ano de 1813, nasce en Kerpen, Alemanha, un homem que, sem dúvida, mudou o ritmo da história no setor dos trabalhadores artesanais e no interior da igreja.

Adolfo Kolping, é o quarto filho de uma família pobre, teve que trabalhar desde muito jovem como aprendiz de sapateiro, experiência que o marcou profundamente e fez com que mais tarde dedicasse sua ação pastoral em favor dos jovens Artesãos.

É ordenado sacerdote com 32 anos. Toda a vida de Adolfo Kolping se passa durante a Revolução Industrial, e suas idéias eram consideradas impróprias e revolucionárias.

Sua obra principal foi a fundação da associação dos jovens operários profissionais que, além de procurar a melhoria das condições sociais do operário, tinha em mira a recristianização.

Verdadeiro apóstolo da juventude operária foi restaurador da vida da família católica e iniciador da reconstrução cristã da sociedade. Começou sua obra no dia 6 de maio de 1849 numa escola com apenas sete operários. Em 16 anos ela já contava com 24.600 membros em 418 associações em seis países, a qual hoje em dia se encontra atuante em mais de 50 países.

Morre com a idade de 52 anos. Seus restos se encontram na igreja dos Minoritas, em Colonia, Alemanha, sepultado diante do altar de São José.

Hoje seus ideais e pilares continuam na espiritualidade das famílias e dos jovens Kolping de todo o mundo.

No ano 1991, o padre Adolfo Kolping é beatificado por S.S. o Papa João Paulo II. No seu processo de beatificação constam inúmeras graças alcançadas por sua intercessão.

Palavras do Papa João Paulo II em Roma a 27/10/1991:

"Que sacerdote extraordinário deve ter sido Adolfo Kolping, para entusiasmar ainda hoje tantos homens e mulheres, jovens e adultos, por Cristo e pela sua Igreja!". "A vocês, caros irmãos e irmãs da Obra Kolping, foram confiados à herança de Adolfo Kolping para que a transmitam às gerações vindouras."

Nenhum comentário:

Postar um comentário