Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sábado, 27 de julho de 2013

Escritor Adrião Neto presenteia o amigo Deoclécio Dantas com uma de suas obras: Parangolé


Duas das mais importantes figuras da literatura e do jornalismo piauiense se encontraram para um bate-papo na última semana: Adrião Neto e Deoclécio Dantas. O encontro aconteceu no Café Grão Expresso, no Hipermercado Extra, zona Leste de Teresina. Na ocasião Adrião Neto presenteou o amigo Deoclécio Dantas (radialista, jornalista, ex-deputado estadual, escritor e membro da Academia Piauiense de Letras) , com um dos seus últimos livros: Parangolé.

Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista Adrião Neto consagrou-se com o Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos. O farto documentário com mais de 500 páginas reúne 1.382 verbetes com dados sobre a vida e a obra dos escritores piauiense. Suas obras são consultas obrigatórias para quem deseja produzir algo sobre a história do Piauí. A obra de Adrião Neto é citada em vários estados brasileiros e no exterior, como em "Directory of International Writers and Artists"..

Adrião é um dos escritores brasileiros mais destacado na "Enciclopédia de Literatura Brasileira", 2ª edição de Afrânio Coutinho e um dos maiores destaques dentre os cinco escritores piauienses que constam do livro "A Crítica Literária no Brasil" 3ª edição de Wilson Martins, um dos mais conceituados críticos literários do país. 

Nascido na Lagoa do Camelo, município de Luiz Correia, Adrião Neto teve o título de Cidadania proposto pelo vereador Reinaldo Filho aprovado pela Câmara dos Vereadores de Parnaíba e a entrega da honraria deverá acontecer brevemente Em sua justificativa, o vereador lembrou que Adrião Neto "é um dos mais festejados escritores deste Estado, de uma brilhante biografia e premiado em diversos concursos nacionais, tendo suas obras indicadas em vestibulares da UESPI".

Adrião Neto é autor do "Dicionário Biográfico Escritores de Todos os Tempos" (1993 e 1995), "Crônicas de Sempre" (organizador – coletânea - 1995), "Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporâneos" (1998 e 1999), "Coletânea de Escritores Brasileiros Contemporâneos em Prosa e Verso" (organizador - 1999), "Eterna Aliança" (romance - 2000), "Geografia e História do Piauí Para Estudantes – Da Pré-História à Atualidade" (livro didático - 2002), "Raízes do Piauí" (romance histórico - participação em antologia - 2005), “Epopéia do Jenipapo”, contando a história da Batalha do Jenipapo,  o livro Ramon e Juliana, com um capítulo ilustrado sobre o Delta do Parnaíba e Parangolé.

Adrião e Deoclécio são dois exemplos de  homens que enobrecem a história literária, jornalística e política do Piauí. Presenciar um bate-papo entre os dois é uma aula de cultura e saber e acima de tudo de humildade e simplicidade.


Palavras-chave: Deoclecio Dantas , Adrão Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário