Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 25 de março de 2013

Posse do 1º piauiense na Academia de Letras de Brasília vira festa da cultura


A posse do primeiro piauiense, Evaldo Feitosa, na Academia de Letras de Brasília, nesta terça-feira (26), será transformada na maior festa da cultura do Piauí. Previsto para às 19 horas, na embaixada de Portugal, o evento vai reunir escritores, músicos e artistas do Estado no espaço que será decorado com peças piauienses, como móveis de talo de buriti, almofadas de couro de bode, cerâmica da Serra da Capivara e potes rústicos costurados com couro.
Para se ter ideia da forte presença de nomes das artes do Piauí no evento, os convidados serão recebidos na área de acesso ao auditório pelo saxofonista piauiense João Filho, que criou em Brasília o projeto Meia Boca Band para levar a música de qualidade às ruas do Distrito Federal. Na parte musical, Rejane Mandell, que é piauiense de Gilbués, vai cantar uma canção de autoria do Evaldo Feitosa que ele compôs em homenagem a Brasília.
A noite será de exaltação à cultura piauiense. O coquetel terá a marca da gastronomia do Estado. Os convidados vão degustar tapioca com carne de sol, carne de bode e carneiro, maria-isabel, paçoca e o tradicional beiju com coco e queijo. Para acompanhar, serão servidos sucos de bacuri, cajá, caju, cajuína, uísque, água e vinho. Na sobremesa, a culinária piauiense também estará presente, com os verrines de pão de ló com doce de buriti, castanha de caju, quebra-queixo, mel, doce de buriti, rapadurinhas de sabores variados e tortaletes de ganache de chocolate branco com buriti.
“A posse do primeiro piauiense na Academia de Letras de Brasília será transformada numa grande festa da cultura do Estado, porque o escritor Evaldo Feitosa quer mostrar que o povo do Piauí é lutador, inteligente, guerreiro, corajoso, tem coisas belíssimas para mostrar, como a gastronomia, as artes plásticas, a literatura, o artesanato; e que está mais uma vez conquistando um novo espaço para somar e contribuir com as letras nacionais”, disse a coordenadora do evento, jornalista Raimunda Costa, presidente da Nação Piauí.
Ela disse que escritores do Piauí, como Paulo José Cunha, Ronaldo Mousinho, Otoniel Fernandes, Chico Castro, Rivanildo Feitosa, Juscelino Oliveira, Menezes Y Moraes, Roberto Carvalho e Eva Leite, terão mesas no evento. Segundo Raimunda, as artes plásticas também serão representadas com Chico Sena e Eva Leite, que é presidente da Associação da Pessoa com Deficiência. Já o artesanato terá como representante Eliene, com peças sobre a Serra da Capivara.
O acadêmico Fagundes de Oliveira vai conduzir o cerimonial da posse e o acadêmico Iran de Lima, em nome da Academia, fará a saudação oficial. A Academia de Letras de Brasília tem grande nomes do direito nacional, como o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ayres Brito.
QUEM É EVALDO FEITOSA
Ele é piauiense da cidade de Alto Longá e reside em Brasília, onde é tabelião. Tem vários livros publicados, entre eles, o romance "O Comprador de Sonhos" que foi lançado no ano passado na Academia Piauiense de Letras. O escritor é pós-graduado e tem mestrado em Direito. No Piauí, recebeu a Medalha do Mérito Renascença e é titular da Cadeira 29 da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), idealizada e fundada por Itamar Abreu Costa, com sede em Alto Longá-PI.




Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário