Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 13 de março de 2013

Investidores visitam instalações do Porto Seco de Floriano


A Secretaria de Governo, por meio da Superintendência de Projetos, e a Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) acompanharam a visita de representantes de um grupo de investidores internacionais ao município de Floriano. A visita aconteceu nessa terça-feira (12), e teve como objetivo mostrar aos empresários as potencialidades da região e apresentar o projeto do Porto Seco.


De acordo com Lucile Moura, superintendente de Projetos, da Secretaria de Governo, serão investidos R$ 15 milhões na construção do Porto Seco de Floriano. Ela disse que o porto está com o projeto elaborado e será construído próximo ao aeroporto de Floriano, ocupando uma área de 10 hectares. “Estamos conversando com o grupo e vendo a possibilidade deles assumirem o porto e, até mesmo, construírem. A ideia do governador é construir o porto e licitar para a iniciativa privada gerenciar. Mas, estamos vendo o interesse desse grupo em participar já da construção do porto para poupar esses R$ 15 milhões ao Estado”, afirma.

O secretário estadual dos Transportes, Avelino Neiva, destacou o compromisso do governador Wilson Martins em viabilizar investimentos para Floriano. “Queremos trazer para o Porto Seco de Floriano não apenas uma montadora de motos, mas também de computadores e empresa especializada em manutenção de aeronaves. Com o Porto Seco, temos a importação e exportação de matéria-prima para o desenvolvimento industrial. Além disso, a cidade tem condições favoráveis de localização e possui um aeroporto de 1.800 metros de pista”, enumerou.

A cidade de Floriano foi escolhida para receber o porto seco por causa da facilidade de acesso por BRs e transporte intermodais. “Vamos defender a extensão de um ramal da Ferrovia Transnordestina para Floriano e viabilizar a navegação no rio Parnaíba. Será a partir desses dois eixos, ferrovias e hidrovias, que a região se desenvolverá economicamente”, ressaltou Avelino Neiva.

Os empresários Frank Cheng e Antônio Monteiro pretendem instalar no Brasil uma montadora de motocicletas e visitaram Floriano para levantar dados para o relatório de viabilidade do negócio. O chinês Frank Cheng, da TM Group, grupo que tem sede na Flórida, nos Estados Unidos, investe em telecomunicações, telefonia celular, aviação, motocicletas, entre outros negócios. O empresário busca oportunidades para ampliar seus investimentos no país. Atualmente, ele possui, em sociedade com o empresário brasileiro Antônio Monteiro, uma fábrica de componentes para computadores com polos de produção em Ilhéus, na Bahia.


Em inglês, Frank Cheng agradeceu a receptividade que recebeu em sua primeira visita ao Piauí e o convite realizado para investir na instalação da fábrica de motocicletas e na construção do Porto Seco de Floriano.

Para Antônio Monteiro, a visita foi produtiva e superou as expectativas. “Fomos recebidos de portas abertas. Faz uns 20 anos que não vinha ao Piauí e fiquei impressionado com as mudanças no Estado”, declarou o empresário. Segundo Antônio, após as reuniões realizadas falta levantar alguns números e receber os detalhes do Porto Seco. “Com relação a montadora estamos em fase de abertura da pessoa jurídica no país e a partir daí podemos negociar a parte de incentivos fiscais”, disse.

O que é Porto Seco

O Porto Seco ou Estação Aduaneira Interior (Eadi) é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea e/ou aérea, usado para importação e exportação. No processo de importação, o porto recebe as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro. Dessa forma, armazena a mercadoria do importador pelo período que este desejar, em regime de suspensão de impostos, podendo fazer a nacionalização fracionada.


No processo de exportação, o exportador utiliza a infraestrutura do porto para depositar sua carga e, a partir desse momento, todos os documentos referentes à transação podem ser negociados normalmente como se a mercadoria já estivesse embarcada. Pelo sistema, o custo de armazenagem fica a cargo do importador.

Serão construídos portos secos nas cidades de Teresina, Picos e Floriano. Os projetos já foram elaborados e, segundo Lucile Moura, estão aguardando apenas as adequações necessárias aos terrenos.

Da Editoria de Cidades
Cidades@cidadeverde.com

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