Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Abertura das festas junina e comemoração de três anos do site do Amarelinho



Aconteceu dia (04) nas dependências do Comercio Esporte Clube, a abertura das festas junina no ano de 2012. Geralmente as festividades estendem-se até o mês de julho, já faz parte do calendário cultural da cidade.
Até porque o Embaixador da Cultura Florianense o mais conhecido e popular Renato Costa (O Amarelinho) movimenta a Princesa do Sul o ano inteiro; mas as quadrilhas é uma marca registrada na vida do Amarelinho.



Aproveitou a oportunidade para festejar os três anos de sucesso do site reporteramarelinho.com. O site do Amarelinho é bastante acessado trás muitas informações e principalmente fotografias, pois é sua paixão registrar os bons momentos que a vida lhe oferece.

Contou-nos que seu site não informa sensacionalismo e nem fuxico, diz com muita precisão que a cultura faz parte de sua vida e de seu bem estar. Gosta quando está pintado com a cara de palhaço para alegrar não só a criançada, mas sim, todas as idades, daí se transforma no “PALHAÇO CARRAPETA”. Argumentou Amarelinho. 


Conheça um pouco da história desse monstro da cultura de Floriano.
RENATO COSTA - "O Amarelinho"
Filho de Amélia Costa, o Renato Costa o Repórter "Amarelinho", como é conhecido por todos, é envolvido com a educação, a cultura e o esporte do nosso município. É conhecedor profundo de história do município, pois tem participação direta em todo evento como repórter,  como pesquisador e como atuante dos mesmos. Tenho costume de dizer aos meus alunos que o Renato é uma biblioteca ambulante.

Personagem atuante da cultura popular está constantemente promovendo o forró, as festas populares e religiosas, o esporte e as tradições de uma forma geral. Filho de Amélia Costa, mas foi criado pela avó, pois,  perdeu a mãe muito pequena. Porém sua avó lhe deu muito amor,  carinho e uma boa educação. Foi aluno da U. E. Fauzer Bucar e venceu todos os desafios e dificuldades na infância e adolescência com garra e trabalho. Aos 7 anos de idade já fazia mandados do Sr. Zé Wilson,  continuou a trabalhar com o mesmo patrão, exercendo ofício de sapateiro e de vendedor. Tornou-se funcionário público, porém, alimentava o grande sonho de fazer um curso de Comunicação, pois conhecia o talento que possuía para esta área. Persistente que sempre foi,  realizou o seu sonho, transformando-se: em apresentador, animador, repórter e no querido Palhaço Carrapeta.

Renato é um comunicador alto astral, divertido, buzina, apita, grita, agita. Mas como repórter, mostra todo profissionalismo e competência quando constrói a notícia. Está sempre a procura de notícias e de novidades seja ma cidade ou na zona rural. Porém, não gosta de escrever sobre as suas realizações que foram muitas em nosso município, não gosta de dar entrevista falando de si.
Eis algumas de suas realizações: Festivais de sanfoneiros e de música, Clube dos Vaqueiros, Times de Futebol, Campeonatos de Ligas Interioranas, Associações de Bairros e Moradores e muito mais.
 Sua marca registrada é o amarelo, cor de sua moro, seu boné, suas roupas. Sempre leva consigo o gravador e a câmera digital.

Como já teve problemas com sua saúde, está sempre preocupado com a mesma evitando a degustação das delícias oferecidas nas festas e coquetéis dos quais participa. É casado com dona Francisca e pai dois  rapazes.
Já foi homenageado no Carnaval por um Bloco e também foi tema de um Projeto "Cultura Viva",  da E. M. Eleutério Rezende. A Rede Record de Televisão através da Repórter Renata Alves também já fez uma justa e merecida homenagem.  Enfim, um reconhecimento merecido.


Um comentário:

  1. Tive o prazer de ver e ajudar meu amigo Renato Costa a começar sua carreira na cultura florianense na U.E.M.L.U, Escola Normal.
    Sgt Hélio

    ResponderExcluir