Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 16 de julho de 2015

DOE: Jovem de 15 anos sofre de aplasia medular e precisa de medula óssea

Há um ano sem resultados, doador precisa ser 100% compatível. Chance é de uma a cada 100 mil.

Portadora da doença aplasia medular, a adolescente Flávia Nara, de 15 anos, precisa de um transplante de medula óssea o mais rápido possível. Há mais de um ano aguardando, familiares continuam realizando campanhas na tentativa de encontrar alguém que seja 100% compatível com a garota. 

Flávia é moradora de Bom Jesus, a 632 km de ao sul de Teresina, mas se encontra internada, com complicações renais e no fígado, na UTI de um hospital da capital. A chance de encontrar um doador compatível é de uma a cada 100 mil.

Segundo o tio de Flávia, Gilson Júnior, a família tem se mobilizado intensamente na busca de um doador. “Uma tia é 90% compatível com ela, mas não pode doar devido o risco de rejeição do corpo. Precisamos de alguém que seja 100% compatível. Estamos realizando campanhas e temos esperança que a gente consiga, pois a cada dia que se passa o caso dela vai se agravando”, conta.
Para fazer a doação, o voluntario precisa ir até um hemocentro e se cadastrar. No Piauí, o HEMOPI é responsável por fazer esse registro. Durante o cadastro, são colhidos 10 ml de sangue para que se possa realizar testes e verificar compatibilidade. Não é preciso ter o mesmo tipo sanguíneo para ser um doador de medula óssea.

Confirmada a compatibilidade, o doador passa por processo de retirada da medula óssea, um líquido localizado nos ossos. Normalmente, a medula é retirada da bacia do paciente, que após uma semana já está restaurada.

Kathleen Bezerra, amiga da família, informou que hoje foi colocada uma sonda para alimentação em Flávia. “Ela está com abscessos hepáticos e isso está prejudicando os medicamentos. A Flávia está tomando cerca de seis bolsas de plaquetas e três de hemácias por semana. Em outubro do ano passado, ela fez uso de células-tronco de coelho, em São Paulo, mas não fez efeito. Hoje, a única chance de vida dela é um transplante de medula óssea. É urgente”, explica.

Segundo a enfermeira do HEMOPI, Mariana Mara, os transplantes de medula óssea ainda não são realizados no Piauí. Constatando-se a compatibilidade total, paciente e doador são encaminhados pelo Ministério da Saúde para outros centros, como o de São Paulo, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, para fazer o transplante.


A aplasia medular é uma doença caracterizada pela alteração no funcionamento da medula óssea. Nesta doença o indivíduo não é capaz de produzir de forma satisfatória hemácias, plaquetas e leucócitos, que são as células que compõem o sangue.

A família também precisa receber doações em dinheiro, para ajudar a pagar a internação e o tratamento da adolescente.
Contatos da Família:
Gilson: 89 9982-8080
Janete: 89 8104-4038
Kathlenn: 86-9901-3837 / 9423-6580

- CEF
Agência: 0029
Conta Poupança: 80753-2
OP: 013
- Banco do Brasil
Agência: 3506-8
Conta Poupança: 33027-2
Variação: 51

Edição: Nayara Felizardo
Por: Marcos Cunha (estagiário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário