Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 9 de julho de 2014

Fazendeiro serrou escrava ao meio


Um casarão do século XVIII em pleno sertão de Aroazes, no Piauí, está tombando. Embora tombado (protegido) por seu valor histórico, suas paredes grossas e teto de carnaúba estão ruindo. Currais de pedra ainda resistem ao redor da casa grande que já foi a sede da Fazenda Serra Negra, pertencida a Luiz Carlos Pereira de Abreu Bacelar, famoso pelo número de escravos que possuía. Dizem que uma escrava foi serrada ao meio por uma desobediência.

Tombada desde 2006, a sede da Fazenda Serra Negra aguarda por ações de restauro previstas em acordo firmado entre representantes do Ministério Público do Piauí e o Grupo Edson Queiroz, seu atual proprietário. A fiscalização ficaria por conta da Fundação Cultural do Piauí (Fundac). Pouco andou. Há necessidade de ações em Educação Patrimonial e estudos arqueológicos. Enquanto isso, o tempo reduz as memórias ao pó do esquecimento, levado para bem distante pelo vento. Até parece assombração.

A riqueza histórica, arquitetônica e cultural completa-se com a Capela de Nossa Senhora de Santana e o Sítio Arqueológico Letreiro da Pedra Furada, também conhecido como Buriti Grande.
                                                                                    Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário