Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 2 de junho de 2014

O polen na colmeia, na história e na ciência

O que é O Pólen?
 
O grão de pólen é o elemento da flor que transportado para o elemento feminino da mesma flor ou de outra flor, permite a fecundação e consequentemente a transformação da flor em fruto.
O principal agente de polinização são os insetos. São eles que executam este transporte com maior eficiência. Este fenômeno é denominado entomofilia e o principal inseto “transportador” deste grão de pólen é a abelha.

O Pólen na Colmeia

As abelhas usam o pólen desde o período de larva, e o seu peso aumenta 1500 vezes em somente seis dias.

Estudos demonstram que uma abelha pode coletar sua carga de pólen em menos de trinta minutos e o peso deste material é igual ao peso da própria abelha. Ela pode efetuar 20 viagens, em média, num dia e a coleta máxima por colméia é de 200g por dia.
A produção de pólen tem uma grande importância na produção da colméia, visto que as abelhas se alimentam dele durante toda sua vida.

O Pólen na História
Os antigos gregos comiam muito pólen, e Hipócrates recomendava para os casos de letargia e juntas doentias. Na Rússia , a gerontologia, que éo estudo da idade avançada, é observada muito a sério. Eles partem de seguinte premissa: de que a morte é contra a natureza e, com uma dieta e um ambiente adequado, é possível viver 150 anos ou mais. Pequenas quantidades de polivitaminas, enzimas, micro-elementos e aminoácidos, poderiam ser ingeridos regularmente usando se o pólen, fazendo revitalizar a saúde dos jovens e melhorar a saúde e vitalidade na terceira idade.

O Pólen na Ciência

Pesquisas desenvolvidas pelo Dr. N. Tystsin (URSS) em 1946, em relação as pessoas que haviam superado a idade de 100 anos, demonstraram que a maioria dessas pessoas eram apicultores que consumiam diariamente o pólen. (Ioirich 1981).
Foi verificado também pelo Dr. Gueorguieva V. da Vasileu, Bulgária, em pesquisa que envolvia 40 enfermos de arteriosclerose cerebral, a influência positiva do pólen.; Os enfermos ingeriam, durante um período de 30 a 45 dias, de forma contínua, 15 g de pólen duas vezes ao dia. Como resultado desta terapia aplicada, os transtornos neurastênicos adinâmicos e as enxaquecas diminuíram, melhoraram a atenção, o sono a memória e o estado de ânimo e atividade e o interesse ao meio ambiente(Zafra 1979).
Com relação aos exames de laboratório, encontrou se uma diminuição das betas – lipoproteínas, triglicéridos e colesterol.
O Pólen na Saúde Humana
Baseando-se na rica composição química do pólen, o seu consumo pelo ser humano torna-se recomendável. Entre sua múltiplas ações, as mais importantes são as seguintes: regula o equilíbrio orgânico e estimula o crescimento; atua como regulador das funções intestinais e influi favoravelmente sobre o sistema nervoso.
Danadieu (1980) França, indica ainda o uso do pólen para anorexia ou perda de apetite de origem essencialmente fisiológica ou mental; estados de emagrecimento; raquitismo; atraso de crescimento; má dentição, senescência ou envelhecimento prematuro; esgotamento; convalescência; anemia; hipertensão arterial; artrosis; distúrbios da visão e insônia.
A literatura científica demonstra também a eficácia do pólen em tratamento de próstata, em astenia e alcoolismo e recomenda o seu uso na alimentação infantil, pois ocasiona aumento da hemoglobina e dos glóbulos vermelhos, devidos aos minerais, ferro, cobre, magnésio e ácido fólico que contém o pólen.

O Pólen e suas características

O pólen assim como o mel possui grandes variações de cores, aroma e sabor dependendo da planta onde foi coletado.

Composição

Proteínas: de maneira geral, encontram-se os seguintes aminoácidos no pólen: ácido em vitaminas. encontra-se a presença das vitaminas A, B, C, D, F e K. de maior importância, no entanto, são as vitaminas do complexo B, a saber: a riboflavina, ácido pantotênico, ácido nicotínico, ácido fólico, piridoxina, rutina e inositol.
Carbohidratos: fructose, amído e lactose.
Outros elementos: o pólen possui ainda enzimas e coenzimas, pigmentos, hormônios e ação antibiótica, lipídios triglicéridos, ácido oléico, ácido linoléico, ácido palmítico, esteárico, capróico, mirístico e o laúrico. A porcentagem destes elementos variam de 25% a 40%.

Como conhecer O Pólen

O pólen se constitui basicamente de bolinhas compactas (veja a foto) formando grãos com tamanho aproximadamente de 2 a 3 mm, variando em diversas cores.

Como consumir O Pólen

Seu consumo deve ser bem dosado e sempre reduzido, porque o excesso será eliminado pelo organismo. Pode ser consumido puro ou uns poucos gramas diluídos com mel, nos sucos, mingaus (não muito quentes), batidas de frutas, temperos de saladas, adicionado ao leite, com cereais integrais e com outros alimentos.

Importante
O consumidor não deve ter no pólen sua única fonte de nutrição.

Fonte: Prof. Gabriel Campos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário