Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Solenidade da entrega do Diploma do Mérito Cultural Combatentes da Lagoa do Jacaré - Dia 31-05-2014

Adrião Neto - Escritor, historiador e dicionarista

A solenidade de entrega do Diploma do Mérito Cultural Combatentes da Lagoa do Jacaré será no dia 31 de maio de 2014, a partir das 14 horas, no auditório do Espaço Multicultural Allegre (E.M.A.), idealizado pelo cardiologista e escritor José Itamar Abreu Costa, presidente da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE) e da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL) e diretor-presidente do Hospital Itacor.  

O ato solene é uma parceria da Academia de Letras da Região de 7 Cidades (ALRESC), com a ALLCHE e ALVAL, Fundação Marica Saraiva, de Alto Longá (PI). e Rádio FM Vila dos Humildes.



O HISTÓRICO EMBATE DO JACARÉ E A MISSÃO PRIMORDIAL E ÉTICA DAS ACADEMIAS DE LETRAS.

O dicionarista biográfico Adrião Neto, autor da única obra atual sobre literatura piauiense, utilizada em escolas públicas e privadas, foi um idealizadores do Diploma do Mérito Cultural Combatentes da Lagoa do Jacaré adotado pela presidência da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC) para homenagear personalidades que vem contribuindo para o desenvolvimento da educação e da cultura.



A instituição do Diploma do Mérito Cultural Combatentes da Lagoa do Jacaré representa precipuamente o resgate histórico do embate entre tropas piauienses sediadas na Vila de Piracuruca e os soldados de governador das Armas da Província do Piauí, major João José da Cunha Fidié que aqui aportou com a missão da Corte de Lisboa, no sentido de impedir a nossa adesão à independência do Brasil, proclamada a 7 de setembro de 1822 por dom Pedro I.
A ideia de Portugal, não se pode afirmar se com a concordância de Pedro I, era formal o Brasil do Norte, território que seria constituído pelas Províncias do Piauí, Maranhão e Grão-Pará.
O choque impetuoso entre patriotas libertários e soldados lusitanos de Fidié na Lagoa do Jacaré, em Piracuruca (PI) ocorreu três dias antes (10 de março de 1823) da Batalha do Jenipapo, na Vila de Campo Maior, ocorrida no dia 13 de março de 1823, quando o comandante português venceu a batalha mas perdeu a carga de guerra, fato que o obrigou a tomar o rumo de Estanhado (hoje cidade de União - PI) para, atravessando o rio Parnaíba, procurar abrigo no Morro das Tabocas, em Caxias, na Província do Maranhão, então sob domínio de Portugal.


Esse fato histórico em Piracuruca, no momento em que Fidié deixava Parnaíba, onde estivera aquartelado, para voltar para Oeiras, enfrentou a primeira resistência libertária piauiense no embate da Lagoa do Jacaré. Foi o que me fez observar o dicionarista biográfico e historiador Adrião Neto e me levou a fazer esse resgate histórico importante para a história do Piauí através de uma instituição cultural, a Academia de Letras da Região de Sete Cidades.
As Academias de Letras Regionais são constituídas para desenvolver trabalhos sérios na preservação da memória do Piauí e para resgatar os fatos históricos importantes e não para bajular políticos que pagam pelo café ou pela feijoada, que de forma apócrifa, lhes são oferecidos como homenagem do faz de conta, que tem um único objetivo: matar o apetite dos promotores sequiosos de migalhas e de notoriedade medíocre.

Historiador e Jornalista
Presidente da ALRESC

Nenhum comentário:

Postar um comentário