Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


sexta-feira, 4 de abril de 2014

Zé Filho é o governador de número 51 da história do Piauí

Quando tomar posse nesta sexta-feira (04/04) como governador do Piauí, o empresário Antônio José Moraes Souza Filho entrará para a história como o 51º mandatário do Estado no regime Republicano. O primeiro foi Taumaturgo de Azevedo em 1889. 

Também nessa ordem, ele será o terceiro parnaibano a sentar-se na cadeira nº 1 do executivo estadual e o segundo da mesma família. Antes, dois parnaibanos já estiveram lá: Chagas Rodrigues e Francisco Moraes Souza, o Mão Santa, seu tio, que governou o Estado em duas oportunidades. Zé Filho já foi vereador e prefeito de Parnaíba. Foi também deputado estadual. 

Atualmente, é o presidente da Federação das Indústrias do Piauí, de onde se licenciou para assumir o comando do Estado. Começou sua trajetória política no PSDB, depois migrou para o PMDB, onde permanece. Seu governo será curto. Vai durar apenas 10 meses, mas, ele tem planos de crescimento pela visão empresarial.

"DECRETÃO" EXONERA CINCO MIL COMISSIONADOS
O governador Wilson Martins assinou nesta quinta-feira seu último decreto. Trata-se, da exoneração de todos os comissionados do Estado. Ao todo, chega perto de cinco mil entre secretários, diretores de estatais, fundações, diretorias e departamentos das secretarias e autarquias, além de ocupantes de DASs, DAIs e Condições Especiais de Trabalho. 

Os comissionados são responsáveis por cargos de chefia no 1º, 2º, 3º e 4º escalões. São pessoas na sua maioria escolhidas por critérios políticos. Mas, há também, os que entram pelo critério técnico. Desses, majoritariamente, o maior contingente é de gente de fora, ou seja, não são funcionários efetivos. A exoneração sempre acontece quando muda o governador, mesmo sendo da mesma corrente política.

O TIME DE ZÉ FILHOA equipe do novo govenador é um misto de técnicos, políticos e administrativos. De Parnaíba ele nomeará dois vereadores para compor seu staf. Os nomes mais prováveis são esses.
Sec. De Governo – Freitas Neto – cota do governador.

Assuntos Institucionais (antiga secretaria de Gabinete Civil) – Luiz Coelho, ex-prefeito de Paulistana. Cota do governador.

Administração – João Henrique Souza – cota do governador. Educação – Professor Jader. – cota do PSB.

Justiça- José Tomaz Aquino Neto – Delegado de Polícia de Amarante – indicação do PR. Segurança ainda não há definição. O nome indicado pelo deputado Robert Riso é o Delegado James Guerra. Falta a confirmação.

Planejamento – ex-deputado Felipe Mendes – cota do governador.

Infraestrutura – Castro Neto (filho do deputado Marcelo Castro) – cota do PMDB. Cidades – ex-vereador Renato Berger – cota do PSDB Ação Social - A pessoa indicada é a Professora Iolanda. Mas, ela não teria aceito. O cargo está na cota do PSDB. Meio

Ambiente – cota do PC do B. Ouvidoria Geral do Estado – Dep. Roncalli Paulo – cota do governador. Mineração – Dep. Amparo Paes landim (ela diz que não foi convidada) – Cota do PSD. Fazenda – Mario Lacerda – cota do governador. Ele é cunhado de Zé Filho.

Comunicação- Jornalista Toni Trindade – cota do governador. Policia Militar – coronel Lídio Filho – cota do governador. Trabalho e Emprego – Dep. Warton Santos – cota do PMDB.

Desenvolvimento Econômico a indicação caberá aos empresários do setor. Saúde – Mirócles Veras - cota do governador. Defesa Civl dep. Ubiraci Carvalho – cota do PROS.

Transportes – continua Avelino Neiva– cota do PSB. Turismo – nome cotado é da deputada Ana Paula(PMDB). Ela diz que nunca foi convidada. Detran – Vereador de Teresina, Edvaldo Marques – cota do PSB. Desenvolvimento Rural, caberá a indicação ao PSB. Fundespi – Vereador de Paranaíba, André Neves – cota do governador. Fundação Antares – Vereador de Parnaíba, Carlesson Pessoa – cota do governador. IAPEP – O PDT indicou o vereador de Teresina Aluízio Parente. Mas, ainda não está confirmado.

Fundação Cultural – Sheivan – cota do PTC. Cepro – ex-vereador de Teresina, Carlos Lobo – cota do PMDB. Interpi – Permanece Tadeu Maia – cota do PSB. DER – Severo Eulálio – cota do PMDB. Agespisa – indefinido. O PSB quer a permanência de José Augusto. IDEP, FAPEP, CEAPI, Gabinete Militar, Cerimonial, Cepro, Ergopi (Escritório do Piauí em Brasília), indefinido.

O TERNO NOVO 
Num Shopping da cidade encontramos o suplente de vereador Caio Bucar numa loja de roupas. Ele deve assumir a vaga de Edvaldo Marques na Câmara Municipal.
Jornalista – escolhendo o terno da posse vereador?
Caio desconfiado – que nada, tô apenas olhando. Vai que não dá certo.

DEU NA CBNU
ma comitiva de deputados brasileiros vai a China. O líder do grupo é o deputado piauiense Osmar Júnior. Na ida e na volta, uma paradinha para pernoite num hotel em Dubai, cuja diária é U$$ 1.200(isso mesmo, mil e duzentos dólares). Perguntado pelo repórter se a parada é obrigatória, o deputado disse que isso se deve a idade dos parlamentares. Aí o repórter perguntou a idade dele. “Tenho 54 anos”. Só?, perguntou o jornalista. “Você acha velho ou novo”, respondeu, o deputado. A entrevista terminou com a música “arruma a mala aí” e o deputado dando risadas.

NOTAS & NÓTULAS
 *O governador Zé Filho pediu ao PC do B três nomes para a secretaria do Meio Ambiente. Ele não quer mais Dalton Macambira que está lá, faz 12 anos.
*Mara Beatriz, Chefe do Cerimonial, no cargo também há 12 anos, ainda não foi convidada para continuar. Ela mesma passou a informação.

Nota do Blog do Tio Borges:
O Suplente de Vereador Caio Bucar
é florianense filho do empresário
Carlos Bucar. Vamos torcer pela
sua posse.

Fonte:Pedro Alcantara (04.04.2014)
Publicado Por: Alex Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário