Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Vaticano adia canonização do jesuíta espanhol José de Anchieta

Quadro pintado pelo artista Benedito Calixto em 1920 retrata o jesuíta José de Anchieta escrevendo o 'Poema à Virgem', enquanto era refém de indígenas no litoral brasileiro (Foto: Divulgação/Museu de Anchieta) 

Decreto seria assinado pelo Papa Francisco nesta quarta-feira (2). 
Canonização deve ocorrer nesta quinta-feira (3), diz CNBB em nota.
A canonização do beato José de Anchieta, conhecido como Padre Anchieta, que estava inicialmente marcada para esta quarta-feira (2), foi adiada para esta quinta-feira (3), segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

"Informamos que a assinatura do Decreto de canonização do missionário padre José de Anchieta foi transferida para esta quinta-feira, 3 de abril, por volta do meio-dia (horário de Roma)."
A CNBB havia divulgado anteriormente que o Papa Francisco assinaria um decreto nesta quarta-feira, no qual proclamaria santo o jesuíta, que viveu no Brasil no século 16. A Arquidiocese de São Paulo preparou uma série de atividades para celebrar o dia.

De acordo com o Vaticano, para esta quinta-feira está marcado um encontro entre o pontífice e o cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos, responsável por todos os processos de beatificação e canonização existentes na Santa Sé.

Santo, mas sem milagres
Quando canonizado, o Padre Anchieta se tornará o terceiro santo a ter laços estreitos com o Brasil. A primeira foi Madre Paulina, santa desde 2002. Em seguida, veio Frei Galvão, brasileiro nascido em Guaratinguetá (SP) e proclamado Santo Antônio de Sant'Ana Galvão em 2007, quando o então Papa Bento XVI veio ao Brasil.

Entretanto, diferentemente de Madre Paulina e Frei Galvão, José de Anchieta não teve seus dois supostos milagres reconhecidos pelo Vaticano. Relatos de mais de 400 anos apontam que esses feitos aconteceram, mas o longo tempo passado desde então impossibilita sua comprovação, segundo historiadores.

A canonização de Anchieta se dará por seu trabalho missionário feito no Brasil, principalmente pela catequização de índios no período da colonização, além da fundação de missões jesuítas em diversas províncias do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário