Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 10 de março de 2014

História da Empresa Expresso "Princesa do Sul"

A Empresa Expresso Princesa do Sul é uma das mais consolidadas no ramo de transporte piauiense, tendo entrado em operação em 1928, com um Caminhão Ford e dois Automóveis modelo T-1923. O fundador da empresa foi Francisco Faustino de Lima, considerado o pioneiro do setor de transporte rodoviário do Estado do Piauí. Ainda cedo, tornou-se mecânico e motorista.

A soma das economias entre estas atividades e o pequeno comércio que tinha, condicionou a compra dos seus primeiros três veículos. Tais transportes foram comprados junto a Oreste Carvalho e Eudócio Melo. Assim, o "Chicão" como era conhecido popularmente Francisco Lima, montou em 1928, a sua empresa que posteriormente passaria a se chamar Princesa do Sul, uma homenagem à cidade de Floriano, também assim designada. A empresa passou a transportar passageiros e cargas no percurso entre as cidades de Teresina e União.

A partir de 1934, o empresário mudou-se de União para Teresina e passou a operar linhas desta cidade para o sul do Estado, dentre as quais se destaca a linha Teresina - Floriano. Nesta época eram realizadas cerca de quatro viagens mensais. É válido ressaltar que as estradas por onde passavam os ônibus da empresa eram recuperadas sempre que necessário por Chicão.

O crescimento da empresa possibilitou que a mesma passasse a realizar linhas para Oeiras, Simplício Mendes, São João do Piauí, São Raimundo Nonato e Remanso da Bahia. Francisco Lima passou então, a ser auxiliado pelos filhos Joaquim Faustino de Lima e Jonas Faustino de Lima. Este por sua vez, continuou a empresa mesmo após a morte do seu pai em 9 de agosto de 1955, ano em que o jovem empresário comprou o seu primeiro ônibus, marca Ford, com capacidade para 36 passageiros.
Nos anos de 1970, 1984 e 1986, a Princesa do Sul comprou respectivamente as seguintes empresas: Bom Jesus pertencente a José da Cunha Sepúlveda, Estrela da Manhã de propriedade de José Cronemberg Reis e a Rapto Portuense que tinha como proprietário Bernardo Rego. Estas empresas foram adquiridas juntamente com as linhas por elas operadas.

Também como parte do patrimônio da empresa, consta 95% das ações da empresa Viação Transpiauí São Raimudense, que é responsável por realizar o percurso ligando o norte do Estado ao Centro Oeste do País. Conta atualmente com o Expresso com linha diariamente de Floriano x Teresina.

A Princesa do Sul encontra-se dirigida atualmente pela terceira e quarta geração, ou seja, o neto e os bisnetos do pioneiro Francisco Faustino de Lima, o Chicão, com linhas para Corrente, Bom Jesus, Floriano, São Raimundo Nonato, Dirceu Arcoverde, Guadalupe, Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, dentre outros municípios. Na Empresa Expresso Princesa do Sul, entre os seus dirigentes hoje, está Daniel Brito de Lima, gerente administrativo.

Hoje está à frente como Presidente do Grupo Princesa do Sul - Sr. José Ribamar Lima - popularmente conhecido como Zé Lima.
Fonte: Sul do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário