Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

ÉTICA, MORAL E DIREITO


 É extremamente importante saber diferenciar a ÉTICA da MORAL  e do DIREITO. Estas três áreas de conhecimento se distinguem, porém têm grandes vínculos e até mesmo sobreposições.
        Tanto a Moral como o Direito baseiam-se em regras que visam estabelecer uma certa previsibilidade para as ações humanas. Ambas, porém, se diferenciam
        A Moral , são regras assumidas pela pessoa, como uma forma de garantir o seu bem-viver.  Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura e tempo. Como sabemos, as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Muitas vezes não escrita. Ex. Não mexer em coisa dos outros, não roubar, não matar, etc.
        O Direito regula as relações humanas, busca estabelecer o regramento de uma sociedade delimitada pelas fronteiras do Estado. As leis  tem uma base territorial, elas valem apenas para aquela área geográfica onde uma determinada população ou seus delegados vivem. O Direito Civil, que é referencial utilizado no Brasil, baseia-se na lei escrita do Brasil, não vale nos EUA. Se o cidadão não  cumpre as Leis do seu país, há sanções, penas,multas e até morte. Ex. China, países árabes e EUA.  
        A Ética  é o estudo geral do que é bom ou mau. Um dos objetivos da Ética é a busca de justificativas para as regras propostas pela Moral e pelo Direito. Ela é diferente de ambos Moral e Direito - pois não estabelece regras. Esta reflexão sobre a ação humana é que a caracteriza. É como atravessar na faixa, não jogar papel no chão, na passar farol vermelho, mesmo de madrugada. Ela está DENTRO DO SER HUMANO.
Fonte: Denilson Forato

Nenhum comentário:

Postar um comentário