Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 22 de julho de 2013

Rádios buscam meios de medir audiência online

A mudança de hábito dos ouvintes das rádios AM e FM está fazendo com as emissoras busquem meios de comprovar suas audiências online. Com a era da mobilidade, o público online está crescente e já compõe uma parcela bem significativa dos ouvintes. Mesmo sendo reconhecida pelos veículos, essa parcela considerável de ouvintes ainda não tem representação oficial de institutos de pesquisas.

Enquanto isso, as rádios divulgam seus dados, mensurados por elas mesmas. Segundo Sônia Moro, coordenadora de rede da Rádio Antena 1 FM 94.7 de São Paulo, “as emissoras continuam sendo ouvidas, porém de forma diferente. Agora temos um grande público que nos acessa via internet e outras plataformas. Precisamos de métricas padronizadas para este público. Temos que capitalizar essa audiência e mostrar o constante crescimento da audiência de rádio, na contramão de outros meios que estão perdendo público”.

Emissoras, Ibope e entidades estão empenhadas em conseguirem mensurar a audiência multiplataforma do rádio. Porém, enquanto não entram em um acordo, fatos que nem sempre retratam a realidade estão sendo divulgados no que se refere à indústria radiofônica. Sônia Moro, da Antena 1, exemplifica a dificuldade de lidar com a falta de índices oficiais, “Quando mostramos nas agências os dados de nossa audiência, eles se empolgam. Mas como não existe uma métrica oficial de um instituto, nossos números de online acabam não sendo considerados num planejamento de rádio, o que poderia ser decisivo para o cliente”.  A Rádio Antena 1 é a emissora online mais ouvida do Brasil e uma das mais ouvidas do mundo, segundo o ShoutCast.

Fonte: Tudo Rádio

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