Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 27 de agosto de 2012

27 de agosto Dia Nacional do Psicólogo

Curiosidades e Informações em Psicologia 
O QUE É PSICOLOGIA?
Psicologia é uma ciência que visa compreender as emoções, a forma de pensar e o comportamento do ser humano. Embora existam diversas áreas e linhas de atuação, a Psicologia busca o conhecimento sobreo desenvolvimento humano individualmente ou em grupo.
O QUE É UM PSICÓLOGO?
O Psicólogo é o profissional que estuda e trabalha com o comportamento humano, as emoções e os processos mentais através da ciência psicológica, entendendo que os problemas psicológicos se instalam essencialmente como consequências de experiências de vida e experiências relacionais, ligadas à maneira como a pessoa foi desenvolvendo a sua maneira de lidar consigo e com os outros. Assim sendo, o trabalho deste profissional passa pela intervenção psicoterapêutica, pelo aconselhamento psicológico ou outras modalidades na área da psicologia, que visem o desenvolvimento do indivíduo de uma maneira biopsicossocial, focando-se nos processos mentais, emocionais, que podem ou não ocasionar sintomas fisiológicos que afetam o comportamento, funcionamento e desenvolvimento humano.
O QUE É UMA PSICOTERAPIA?
A Psicoterapia é um acompanhamento realizado pelo psicólogo que permite um processo de crescimento e desenvolvimento subjetivo de quem o procura, a Psicoterapia é por excelência um espaço seguro para falar sobre questões emocionais, conflito, sofrimento, angústia, ansiedade e tudo que esteja interferindo no desenvolvimento saudável de sua vida e sua existência. O trabalho do psicoterapeuta é auxiliar seu cliente a um profundo conhecimento de si mesmo, pois é através do conhecimento do e quem somos que conseguimos nos fortalecer e reconhecer caminhos melhores em nossa vida.
O QUE É A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA?
Conjunto de informações obtidas pelo psicólogo com ou sem a utilização de testes junto ao cliente e/ou familiares, para esclarecimento e compreensão completa e profunda das condições do cliente. É realizada para identificação de distúrbios emocionais, problemas de conduta, despiste de patologias neurológicas, necessária à apresentação de provas de capacidade ou incapacidade específicas, assim como condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos, sendo destinada a subsidiar pais, familiares, escolas e profissionais de saúde que necessitem da atuação do psicólogo.
O QUE É A PSICOTERAPIA INFANTIL?
É o atendimento dirigido a crianças que conta com recursos lúdicos (brincadeira, desenho, etc.) a fim de abordar o mundo infantil, considerando as necessidades particulares e os aspectos especiais do desenvolvimento da criança. Tem-se como referencial o sofrimento da mesma, com o objetivo de ajudá-la a encontrar caminhos para sentir-se melhor, tornando-se mais capaz de superar e ou lidar com seus problemas e ou dificuldades.
O QUE É E COMO É A PSICOTERAPIA COM O ADOLESCENTE?
A adolescência corresponde à transição da idade infantil para a idade adulta e é nesta fase que surgem inúmeras questões, dúvidas, transformações que muitas vezes poderão não ser encaradas da melhor maneira. Nesta fase surgem questões ligadas ao desejo de autonomia, à consolidação da própria identidade, às transformações no corpo, início da sexualidade, assim como muitos outros os problemas e questões que possam aparecer nessa fase. A psicoterapia ajuda o adolescente a entender melhor esta transição, e trabalha as transformações ocorridas com os mesmos nesta fase.
O QUE É E COMO É A PSICOTERAPIA COM O ADULTO?
O objetivo na psicoterapia com as pessoas adultas é auxiliar, acolher e orientar nos vários tipos de problemas emocionais e psicológicos que os afetam, tais como: -situações de crise (como o falecimento de alguém querido, divórcio, etc.) -desemprego, sentimentos de depressão ou ansiedade. -pensamentos ou tentativas de suicídio, dificuldades nas relações, baixa auto-estima. -experiências repetidas de dificuldades relacionais, estilos de vida pouco saudáveis. -toxicodependência (álcool ou drogas) -incapacidade ou dificuldade na resolução de problemas. -outros tipos de problemas ou sintomas, que interfiram na qualidade de vida e desenvolvimento do indivíduo.
O QUE É ORIENTAÇÃO VOCACIONAL?
A orientação vocacional serve como um instrumento de apoio à escolha da carreira e visa auxiliar a pessoa nesta importante etapa de sua vida. O objetivo da orientação vocacional não é dizer a pessoa qual a profissão certa a escolher, mas sim orientar, de acordo com as características e personalidades de cada indivíduo profissões e áreas de possível interesse.
QUANDO SABER A HORA DE PROCURA A AJUDA DE UM PSICÓLOGO?
Por vezes deparamo-nos com circunstâncias de vida que ultrapassam a nossa capacidade de resposta. Quando a pessoa sente que algo está a interferir significativamente em sua vida e que não está a conseguir lidar sozinha essa situação, é importante que recorra à ajuda profissional no sentido de minimizar ou mesmo extinguir a causa do problema.
MITOS DA PSICOLOGIA
Ainda existem alguns mitos quando se fala na procura de um psicólogo, que podem inibir algumas pessoas de procurar ajuda. Um dos mitos mais comuns é que apenas as pessoas "malucas" ou muito perturbadas são orientadas por psicólogos. Mesmo alguns daqueles que optam por ultrapassar esse preconceito e procurar ajuda, têm tendência a esconder dos outros que estão a receber algum tipo de apoio ou acompanhamento psicoterapêutico. Em parte, isto acontece pela crença distorcida e generalizada de que devemos ser capazes de enfrentar tudo sozinho e que qualquer sinal de fraqueza deve ser ocultado. Podemos cometer o erro de querer ir ao encontro das expectativas sociais, se preocupando excessivamente com a opinião dos outros. Mas a verdade, é que todas estas idéias não correspondem fielmente à realidade. Negar uma fraqueza pode ser o primeiro passo para intensificá-la, assim como achar que não precisamos dos outros pode tornar-se a evidência de que não conseguimos estar sozinhos. Como seres humanos e não podendo fugir a essa condição, cabe-nos reconhecer que faz parte da nossa essência relacionarmo-nos com os outros e que não temos menor valor só porque em determinado momento podemos necessitar de ajuda psicológica. Muito pelo contrário, pois é indicador de que temos a coragem e força suficiente para expor nossas emoções e sentimentos e que estamos a ser honestos e verdadeiros conosco.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE UM PSICÓLOGO E UM PSIQUIATRA?
A formação de um Psiquiatra desenvolve-se no âmbito da Medicina, isto é, frequentou um curso de Medicina após o qual se especializou em Psiquiatria. Neste sentido, um Psiquiatra é um médico. A Psiquiatria tem por objetivo tratar as doenças mentais que possuem uma causa orgânica (endógenas). Neste sentido, utiliza exclusivamente o modelo médico, tanto no diagnóstico como no tratamento das doenças. O Psicólogo não é um médico, mas sim um profissional que finalizou o seu curso superior em Psicologia, um cientista do comportamento humano.
 A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário