Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


segunda-feira, 26 de março de 2012

Falta água para beber e plantar no Piauí

A falta de água é uma realidade em quase todo o território piauiense e agricultores amargam prejuízos. Em Jaicós, os agricultores não conseguiram plantar nenhuma roça este ano.
...........................................................................
 A preocupação dos agricultores piauienses quanto à falta de água para plantar e se alimentar chegou mais cedo este ano. Em pleno primeiro trimestre, época em que as chuvas deveriam ser regulares em quase todo o Estado, os relatos de agricultores de centenas de municípios são de estiagem, dificuldades e prejuízos. Com as chuvas abaixo da média, boa parte dos agricultores não conseguiu plantar e falta água até mesmo para o con-sumo humano. Em algumas cidades, nem mesmo o abastecimento d'água com os carros-pipa está podendo ser feito porque os reservatórios estão vazios.

Uma das áreas mais afetadas pela estiagem no Piauí é o Vale do Rio Guaribas, que é composto por quase 40 cidades e tem no município de Picos seu referencial. Genival Araújo coordena, em Picos, os trabalhos da Escola de Formação Paulo de Tarso, instituição sem fins lucrativos que atua na região, auxiliando e incentivando a agricultura familiar. Segundo ele, a falta de água é uma realidade em quase todo o território.

"A situação é calamitosa, pois as perdas para agricultura familiar na região se aproximam dos 80%. Como a chuva foi irregular, a água não foi suficiente nem para preparar a terra em algumas localidades e muitos agricultores desistiram de plantar", descreve Genival. Ele destacou que a situação na região só não é pior graças à implantação de cisternas e barraginhas nos últimos anos. Esses pequenos reservatórios captam a água da chuva e ajudam a suprir as necessidades de água para beber e cozinhar.

José Zeferino Sousa, agricultor da cidade de Jaicós, é um exemplo daqueles que não conseguiram plantar nenhuma roça este ano. "Falta água até mesmo para quem mora na zona urbana da cidade. Os carros-pipa passam de vez em quando, mas a água é para beber e a gente fica sem ter como plantar", diz o agricultor, reforçando os prejuízos causados pelas chuvas irregulares na região. Zeferino afirma que costumava plantar milho, feijão e mandioca, mas, por conta da estiagem, está sustentando a família fazendo "bicos" nas plantações irrigadas da cidade.

Fonte: Diario do Povo do Piauí

Nenhum comentário:

Postar um comentário