Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

TÍTULO DE CIDADÃO TOCANTINENSE PARA MOURA LIMA

 "Embora tardio, mas antes tarde do que nunca, o reconhecimento foi feito por iniciativa da deputada Josi Nunes (PMDB), que em boa hora resolveu homenageá-lo". Adrião Neto

O consagrado escritor Moura Lima (Jorge Lima de Moura), autor de “Serra dos Pilões – Jagunços e Tropeiros”, primeiro romance regional do Tocantins; “Mucunã – contas e lendas do sertão”, que tive o prazer de prefaciar  e de várias outras obras de fundamental importância para a literatura brasileira, após anos residindo em Gurupi e prestando relevantes serviços ao Estado do Tocantins, foi contemplado com o Título de Cidadão Tocantinense.


 Embora tardio, mas antes tarde do que nunca, o reconhecimento foi feito por iniciativa da deputada Josi Nunes (PMDB), que em boa hora resolveu homenageá-lo.

 Moura Lima é um dos escritores brasileiros mais premiados. Suas obras são de grande relevância para a literatura nacional, sendo inclusive objeto de estudos. Vários críticos já se manifestaram favoravelmente em exaustivos artigos e ensaios sobre sua produção literária. Além de ser estudado nas escolas, vários de seus livros foram objetos de monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado.

 A concessão do Título de Cidadão Tocantinense ao escritor Moura Lima é uma homenagem mais do que justa a um homem de bem, que dedicou a maior parte de sua vida prestando relevantes serviços ao Estado em várias atividades, especialmente na área literária. A bem da verdade é bom que se diga, foi Moura Lima quem colocou Tocantins no mapa cultural do Brasil.

 Moura Lima, que é sócio-correspondente da Academia Piauiense de Letras,  e cujo avô paterno é de Teresina, mantém laços de amizade com vários escritores do Piauí, onde já foi homenageado com o Título de Cidadão Piauiense e com várias outra honrarias, inclusive com a Comenda do Mérito Cultural “Da Costa e Silva”, outorgado pela UBE/PI, com o Diploma do Mérito Cultural “Firmino Teixeira do Amaral”, concedido pela Fundação Nordestina do Cordel, com sede em Teresina, e com o Diploma de Personalidade Cultural do Século, conferido pela Academia de Letras da Região de Sete Cidades, com sede em Piracuruca.

 Agora chegou a vez de Tocantins fazer justiça prestando esta significativa homenagem a quem realmente tem merecimento de sobra e sempre soube honrar o nome do Estado.
 Parabéns ao amigo Moura Lima, pela homenagem; parabéns à deputada Josi Nunes, pela reconhecimento dos méritos de um grande escritor; parabéns à Assembleia Legislativa do Tocantins, pela aprovação da proposta de concessão do honroso título ao consagrado escritor Moura Lima e aos demais homenageados, para quem também apresento meus sinceros cumprimentos.

Fonte: Adrião Neto – Dicionarista biográfico, historiador, poeta e romancista. Autor de várias obras e da ideia da inclusão da data histórica da Batalha do Jenipapo (13 de março de 1823) na Bandeira do Estado do Piauí – Sugestão devidamente viabilizada pela Assembleia Legislativa (Lei nº 5.507, de 17 de novembro de 2005, de iniciativa do Deputado Homero Castelo Branco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário