Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quarta-feira, 2 de abril de 2014

Minha preocupação com a próstata - vale a pena ler.

Dr. Arimateia Macedo

Hoje pela manhã cheguei ao Hospital Regional de Paraíso (HRP) para trabalhar. Estava escalado para labutar com os pacientes internados. Passando a visita na Clínica Médica. Como sempre esse serviço está com todos os leitos ocupados.

Por coincidência quando eu me deslocava de Gurupi até Paraíso, comecei a lembrar de meu avô Zeca Macêdo. Cabra macho, cabra bom. Cidadão nordestino da melhor estirpe. Mas, como a maioria dos homens, por vergonha e por "machismo" não se cuidava, e quando teve dificuldade para urinar foi levado ao Serviço de Saúde para avaliar a próstata. Infelizmente já era portador de uma doença maligna em estágio avançado.

Lembrei de outras pessoas que já se foram, e outros amigos que padecem hoje desse terrível mal. E não são poucas as pessoas que estão, ou ficarão doentes da próstata. Um órgão acessível ao exame clínico, e uma enfermidade que pode ser precocemente detectada e tratada, mas que é desdenhada pela maioria dos homens devido o famigerado toque retal.

Na visita às enfermarias do HRP me deparei com um paciente com dor lombar devido a infiltração (Metástase) de um câncer prostático. No Hospital Regional de Gurupi também está aparecendo muitos casos desse tipo de tumor. Quase todo plantão que participo chega um homem com quadro clínico compatível com câncer de próstata.
 "Por coincidência quando eu me deslocava de Gurupi até Paraíso, comecei a lembrar de meu avô Zeca Macêdo. Cabra macho, cabra bom. Cidadão nordestino da melhor estirpe. Mas, como a maioria dos homens, por vergonha e por "machismo" não se cuidava, e quando teve dificuldade para urinar" Arimatéia Macêdo.

Outro dia fui fazer uma revisão literária sobre as doenças da próstata. Felizmente não mudou muita coisa nos últimos 15 ou 20 anos quanto aos exames que deverão ser submetidos homens que querem descobrir precocemente o câncer de próstata.

Num trabalho que elaborei no ano de 2002, e apresentei em algumas entidades dentre elas a Maçonaria, já mostrava que uma consulta médica, acompanhada do toque retal juntamente com a dosagem de PSA é responsável por 70 a 80% do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Para os outros 20 ou 30% são utilizados outros métodos complementares como ultrassonografia com biópsia, ressonância magnética nuclear, etc.

Como médico estou muito preocupado. Se eu fosse listar nomes de conhecidos e amigos, pessoas que gosto, que tenho admiração e apreço, que hoje estão com câncer de próstata felizmente não seriam muitos. Mas os que viessem a constar nessa lista, certamente me deixaria muito triste, além de frustrado. Por suas vidas, por suas companhias e bate-papos, por seus ensinamentos, por suas famílias, por seu sofrimento e por muitos outros motivos.

A literatura médica revela que todos os homens que completarem 100 anos, irão ter o seu câncer de próstata. Mas é importante saber que é a partir dos 40 anos de idade que deve se cuidar, procurando uma primeira consulta médica. Os tumores da próstata se revelam mais agressivos a partir da quarta década de vida. E diminui essa agressividade com o avançar da idade. Por isso a preocupação da Medicina com os homens a partir dessa faixa etária.

Os homens devem se conscientizar que a detecção precoce é a única maneira de se livrar da doença e se evitar a morte prematuramente. Não acreditem que a consulta e os exames irão prevenir o câncer de próstata. Mas certamente a doença será diagnosticada em estágio inicial. Nesse momento a cura pode chegar a 100%. E esse é o principal objetivo.

Eu venho revelar que faço essa consulta há 12 anos. Comecei aos 40. Isso não me diminui em nada. Não abalou minha masculinidade. Fez-me ter a certeza que estou me preservando para mim, para minha família, e para as pessoas que amo e as que gostam de mim. E se eu vier a ter uma neoplasia maligna da próstata, espero encontrá-la em um momento que seja curável. Seja por cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou a associação desses tratamentos.

Os homens precisam se prevenir. Não deixem que uma doença tratável e curável os tirem do convívio com seus entes queridos. Não permitam que o vergonha do toque retal, procedimento simples e rápido, que não desonra nem molesta, os exponham a um mal tão grave, tão terrível.


Fonte:Arimatéia Macêdo é médico & escritor
E-mail: arimateia@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário