Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 13 de março de 2014

Em 13 de março de 1964, o presidente João Goulart, o Jango, lotou a Central do Brasil em um comício histórico e anunciou suas Reformas de Base.

O DIA começa hoje uma série de reportagens para lembrar os 50 anos do golpe militar que mergulhou o país em duas décadas de ditadura

Rio - Quando reuniu milhares de pessoas em frente à Central do Brasil, há exatos 50 anos, o então presidente João Belchior Marques Goulart, de 45 anos, o Jango, sabia que estava no centro de uma conspiração militar que queria derrubá-lo. Naquele 13 de março, Jango subiu ao palanque com a mulher, a bela Maria Thereza Fontella Goulart, uma jovem de 24 anos; o cunhado e fiel escudeiro, Leonel de Moura Brizola, 42; e um revólver na cintura. Estavam todos em frente ao atual Palácio Duque de Caxias, que foi o Ministério da Guerra até 1971.

Jango falou das Reformas de Base que defendia para o país — incluindo a agrária e a eleitoral —, chamou de “eles” aqueles que queriam “uma democracia de povo emudecido, amordaçado” e deixou claro que sabia o que se passava à sua volta. Mas supervalorizou o apoio popular que tinha: “Sei das reações que nos esperam, mas estou tranquilo, acima de tudo porque sei que o povo brasileiro já está amadurecido, já tem consciência da sua força e da sua unidade, e não faltará com seu apoio às medidas de sentido popular e nacionalista.”

Jango falou em revisão da Constituição, que chamou de “antiquada”, e anunciou a encampação de refinarias. Tinha ao seu lado trabalhadores, sindicatos e parte das Forças Armadas. Os dias seguintes mostrariam que era uma parcela insuficiente para garantir sua permanência no cargo, mas foi a esses militares que o presidente se dirigiu: “Graças à colaboração patriótica e técnica das nossas gloriosas Forças Armadas, em convênios realizados com a Supra, (...) espero que dentro de menos de 60 dias já comecem a ser divididos os latifúndios das estradas.”

Supra era a Superintendência de Política Agrária, cuja criação Jango anunciou no comício da Central. Mas o que aconteceu em bem “menos de 60 dias” foi o golpe militar que o derrubou e impôs ao Brasil duas décadas de uma ditadura que prendeu, torturou e matou quem se opôs ao regime. Àquela altura, os militares golpistas tinham apoios de sobra na elite, classe média e imprensa, convencidas de que Jango era um “subversivo”. Acreditando na promessa dos militares de que haveria eleição indireta para presidente em 1966, grande parte do país queria de volta a “Ordem” da Bandeira Nacional.
 
O cientista político Paulo Baía avalia que, embora soubesse da conspiração que estava em curso, Jango achou que tinha mais apoio das Forças Armadas e foi surpreendido quando militares de alta patente apoiaram o golpe.

“Ele acreditava que aconteceria com ele o que aconteceu com Juscelino Kubitschek”, explica Baía. Nos Anos JK houve tentativas de golpe militar que nunca vingaram. Mas também lembra que não havia no tempo de JK, nem no mundo nem no Brasil, o acirramento entre ‘capitalismo’ e ‘comunismo’ da década de 60.

Em 1959, Fidel Castro saiu vitorioso em sua Revolução Cubana e trouxe o socialismo do Leste Europeu para o coração das Américas. Em 1963, o presidente americano John Fitzgerald Kennedy foi assassinado em um atentado até hoje mal explicado. Em 1964, o pior pesadelo dos Estados Unidos era a possibilidade de o Brasil virar uma imensa Cuba, liderada por um ‘comunista’. O destino de Jango estava traçado.

EM PRAÇA PÚBLICA
“Chegou-se a proclamar até que esta concentração seria um ato atentatório ao regime democrático, como se no Brasil a reação ainda fosse a dona da democracia e a proprietária das praças e das ruas. Desgraçada a democracia se tiver que ser defendida por tais democratas. Democracia, para esses democratas, não é o regime da liberdade de reunião para o povo. O que eles querem é uma democracia de povo emudecido, amordaçado nos seus anseios e sufocado nas suas reivindicações. A democracia que eles desejam impingir-nos é a democracia antipovo.”

Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário