Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


quinta-feira, 27 de junho de 2013

Cerveja e refrigerante podem agravar cálculo renal, diz médico

O médico urologista Benjamin Neto, entrevistado nesta quarta-feira no Jornal do Piauí no quadro Saúde pra Você, falou sobre as pedras nos rins, o cálculo renal. Segundo ele, a cerveja e o refrigerante são prejudiciais e podem contribuir para o agravo da doença. 
“A cerveja é um diurético e pode causar desidratação, aumentando a possibilidade da formação das pedras nos rins”, esclarece. Segundo o médico, o ideal é que a pessoa ingira de dois a três litros de água por dia. Observar a urina também pode ser uma forma de controle de hidratação corporal: quanto mais escura, mais desidratada está a pessoa. 
Benjamin Neto explica que o cálculo renal que tem tamanho de até 4 milímetros é apenas acompanhado e controlado através de uma dieta adequada. Acima deste tamanho é preciso realizar um procedimento cirúrgico. “As cirurgias estão cada vez menos invasivas e estão sendo realizadas através do canal urinário, a uretra”, pontua. 
Deve-se ficar atento a qualquer alteração na urina ou no ato de urinar. Os sintomas principais são diminuição súbita na quantidade expelida de líquido, coloração e odor alterados, muita ou pouca vontade de urinar, desconforto, ardor, leves dores na região lombar ou nas costas, febre intensa mas que vai embora rápido, etc. 
Não há diagnóstico correto o exame do médico. Só com a chegada dos sintomas é que se percebe o desenvolvimento de um quadro. Para diagnosticar um quadro de cálculo renal antes das crises de cólica, o médico recorre a exames de urina, sangue e principalmente ultrassom. Durante a crise, o diagnóstico é fácil pois a dor é muito intensa.
Carlos Lustosa Filho
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário