Reflexão

"Se alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:

amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic."

Um dia a lágrima disse ao sorriso: “Invejo-te porque vives sempre feliz”.

O sorriso respondeu: “Engana-se, pois muitas vezes sou apenas o disfarce da tua dor”.


terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Beira Rio de Floriano fica na zona urbana, palco de Carnaval, mas tem imagens da vida selvagem

O barco que atravessa pessoas, motocicletas, bicicletas e mercadorias de Floriano para a vizinha cidade Barão de Grajaú, no Maranhäo, viaja tranqüilo vencendo as águas amareladas do rio Parnaíba, que com seus cem metros de largura separa os Estados do Piauí e Maranhão. 
 De repente, um pato selvagem surge rápido nas águas do rio Parnaíba para fisgar com seu longo bico um peixe mandi. Com o alimento no bico, o pato segue subindo nas águas contra a correnteza.
 O barulho dos barcos que fazem a travessia do rio Parnaíba e o espanto das pessoas que acompanharam a destreza de sua pesca não perturbam o pato selvagem, que vai enfrentandio as águas com inalterada elegância.
 A caça rápida do pato selvagem foi flagrada pela reportagem da Caravana 7 Maravilhas do Piauí, em um dos 27 pontos turísticos que disputam o título, a Beira Rio de Floriano (245 km de Teresina).
 A Beira Rio fica na zona urbana de Floriano, mas é o contato direto de sua população com a natureza. São mil metros de cais, que pela manhã é movimentado pelas pessoas que moram em Barão de Grajaú e trabalham em Floriano e que moram em Floriano e vão trabalhar em Barão de Grajaú.
 “São cidades gêmeas como são Teresina e Timon, que fica no Maranhão”, define o soldado da Polícia Militar do Piauí e estudante de Química, Francisco Frank, que estava acompanhado do soldado Francisco Neves, quando tinham terminado pela manhã o plantão em Floriano e estavam indo, de barco, para suas casas em Barão de Grajaú, onde residem.
 A Beira Rio tem um charmoso calçadão com bares, chalés e restaurantes, que ficam lotados durante a noite. Os bares e os freqüentadores veiculam músicas em seus aparelhos de som para a noite ficar ainda mais agradável.

Quando as águas do rio Parnaíba baixam surgem praias artificiais em suas margens, que os habitantes de Floriano e Barão de Grajaú desfrutam como áreas de lazer.

Durante o Carnaval, a Beira Rio se transforma no palco do desfile de blocos carnavalescos. Milhares de pessoas de Floriano e foliões de todo o Brasil brincam durante quatro dias de Carnaval na Beira Rio.

“A Beira Rio tem grande potencial turístico. As margens do rio quando as águas baixam surgem bancos de areia, que têm formação de prainha”, declarou o empresário e bacharel em Direito Marcelo Roxo, que está organizando serviços de turismo receptivo em Floriano.


Segundo ele, as pessoas aproveitam as prainhas para o banho e conversar durante os meses de junho, julho, agosto e setembro.

O biólogo Pedro Henrique da Silva, do Instituto Caipora de Ecologia, afirma que na região da Beira Rio, o Parnaíba tem piau de coco, uma variação do peixe piau, mas com a barriga amarelada, sardinhas,surumbins e outros peixes.


Ele afirmou que os 13 riachos de Floriano também influenciam no aumento das águas do rio Parnaíba.

No entorno da Beira Rio tem prédios históricos como a primeira escola de negros do Brasil, criada, em 1874, pelo agrônomo Francisco Parente para qualificar alunos negros e negras, que estudavam separados.

A antiga escola para negros foi Vizinho funciona O prédio chegou a ser invadido pela Coluna Prestes, que percorreu o Brasil para implantar o governo comunista.


No Museu Espaço Cultural Maria Bonita, que também fica na Beira Rio, em frente Cais do Porto, tem uma fotografia do casarão com autógrafo de Prestes, quando visitou o Piauí.
Fonte: meionorte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário