A distribuidora de energia do Piauí,
Eletrobras, e mais quatro empresas de telefonia lideram o ranking de
reclamação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério
Público (Procon) no ano de 2013. A informação foi divulgada nesta
terça-feira (18) pelo órgão, que ainda comemora o Dia do Consumidor,
celebrado no sábado (15).
A Eletrobras teve 242 reclamações, a maioria por cobrança indevida ou
abusiva. As operadoras de telefonia móvel e fixa são donas das quatro
posições seguintes, somando um total de 334 queixas. Lojas de varejo,
uma marca eletrônica, e um banco completam a lista dos 10 primeiros do
ranking.
O Procon também promoveu uma blitz educativa que percorreu diversos estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (18). Quatro equipes orientavam os lojistas sobre a necessidade de manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor facilmente acessível aos visitantes, a correta fixação de preços em todos os produtos e a inexistência de diferenciação de preços para produtos comprados com dinheiro ou com cartão, dentre outros pontos.
As equipes se dividiram pelo centro da cidade, e juntas visitaram mais de 60 estabelecimentos. À tarde, foram visitados os grandes supermercados da localizados na Zona Leste, e à noite a fiscalização passou por restaurantes e casas de eventos.
Os servidores do Procon explicaram que a atividade tinha cunho educativo, orientando os lojistas acerca das medidas que devem ser tomadas para completa regularização do atendimento ao consumidor. Em breve, a fiscalização será continuada através de nova visita, quando será verificado se todos atenderam às determinações.
O Procon também promoveu uma blitz educativa que percorreu diversos estabelecimentos comerciais nesta terça-feira (18). Quatro equipes orientavam os lojistas sobre a necessidade de manutenção de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor facilmente acessível aos visitantes, a correta fixação de preços em todos os produtos e a inexistência de diferenciação de preços para produtos comprados com dinheiro ou com cartão, dentre outros pontos.
As equipes se dividiram pelo centro da cidade, e juntas visitaram mais de 60 estabelecimentos. À tarde, foram visitados os grandes supermercados da localizados na Zona Leste, e à noite a fiscalização passou por restaurantes e casas de eventos.
Os servidores do Procon explicaram que a atividade tinha cunho educativo, orientando os lojistas acerca das medidas que devem ser tomadas para completa regularização do atendimento ao consumidor. Em breve, a fiscalização será continuada através de nova visita, quando será verificado se todos atenderam às determinações.
Fonte: G1
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