Com o slogan “Rádio e TV ao
alcance da sua mão”, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e
Televisão (Abert) lançou nesta segunda-feira (22), nas redes sociais, uma
campanha para estimular o acesso das pessoas à programação do rádio e da TV
aberta pelo celular, principalmente em grandes eventos, como a visita do papa
Francisco ao Brasil.
De acordo com o presidente da
Abert, Daniel Slaviero, o objetivo é atingir os participantes da Jornada
Mundial da Juventude, estimado em 2 milhões de pessoas, levando-as a captar em
seus aparelhos, sem passar pela internet, o sinal de rádio e TV que está no ar.
A jornada começa hoje (23) e vai até domingo (28). E continuarem a ouvir os demais eventos, principalmente os esportes que faz parte da paixão do brasileiro.
"Em grandes eventos, as redes de telefonia não
suportam a sobrecarga de dados e a comunicação via celular fica difícil",
disse Slaviero. "Por isso, o rádio e a TV tornam-se os maiores aliados de
quem precisa de informação instantânea, graças a essa possibilidade. Daí, nossa
intenção de estimular o acesso ao conteúdo da programação de rádio e TV,
aproveitando a funcionalidade do celular”, acrescentou.
Segundo dados da Anatel, existem no
Brasil 265 milhões e 700 mil celulares, o que corresponde a mais de 134
mil aparelhos para cada 100 mil habitantes. De acordo com Slaviero, estima-se
que 60% dos aparelhos tenham rádio FM e mais de 5%, TV digital, o que torna
possível o acesso à programação das emissoras, “apenas com ajuste no menu”.
A campanha vai durar 15 dias e é a
primeira de uma série que a entidade promoverá aproveitando grandes eventos,
como a visita do papa, a Copa do Mundo, as eleições e os Jogos Olímpicos, como
forma de incentivar as pessoas a usar o celular para ter acesso ao rádio e a
TV. “Assim, soma-se a mobilidade à informação rápida e de qualidade, sem pagar
nada por isso”, resumiu Slaviero.
Com peças criadas para o Facebook, a campanha
orienta como ter acesso à programação do rádio e da televisão aberta pelo
celular - e sem custo - e informa sobre modelos e marcas de aparelhos
habilitados para o serviço. Depois da fase exclusiva nas redes sociais, a Abert
poderá recorrer às mídias tradicionais para divulgação da campanha no rádio e
na televisão.
É uma pena que o rádio AM sai perdendo com tudo
isso, pois é muito raro o celular que sintonize AM. O único modelo que
encontramos foi o Sony Ericsson R306 (já fora de linha).
Fonte: Bastidores do Rádio
Nenhum comentário:
Postar um comentário