Hoje fazem 18 anos da morte do nosso grande ídolo Airton Senna. Anos de muitas saudades...
Conheça um pouco da história de Ayrton Senna.
Ayrton Senna da Silva Nascido no dia 21 de março de
1960. Morto, tragicamente, no dia 1º de maio de 1994, durante o GP de
San Marino, em Ímola.
Ayrton Senna da Silva
começou a correr ainda em sua infância. Mesmo enfrentando um diagnóstico
médico que acusava problemas de coordenação motora, seu pai comprou um
kart com 1 HP de potência e incentivou o filho a praticar nos finais de
semana.
O primeiro kart de competição, com
motor de 100cc, ganhou aos dez anos. Porém, precisou esperar até os 13
para poder competir regularmente, ganhando o campeonato sul-americano em
1977. Depois de repetir o título no ano seguinte, seguiu o caminho
lógico de todo piloto talentoso, continuando a carreira na Europa.
Sempre no karting, conseguiu o sexto lugar no mundial em Le Mans, um
resultado excepcional para um corredor com pouca experiência
internacional.
Em 1981 foi para Inglaterra.
Correu na Fórmula Ford 1600, com um Van Diemen. Competia em duas
categorias ao mesmo tempo, e acabou vencendo a ambas.
Em
1983 foi disputar corridas na Fórmula 3 britânica, uma categoria que na
época era considerada um testeperfeito para provar a capacidade de
qualquer piloto. Dois pilotos eram os favoritos da temporada: Ayrton
Senna e o inglês Martin Brundle. Senna acabou ganhando as primeiras nove
corridas do ano, mostrando a determinação e a sede de vitórias que
seriam a marca registrada da sua futura carreira na F1. No final do ano,
a vitória na corrida internacional de Macau, na China, o colocou na
mira dos donos das equipes de Fórmula 1. Depois de umabortado interesse
da Brabham (que segundo dizem, teria sido vetado por Nélson Piquet,
primeiro piloto da equipe, na época), acabou assinando contrato de três
anos com a Toleman.
A estréia foi em 1984, no
GP do Brasil. Mas foi na corrida das ruas de Mônaco, sob a chuva, que a
lenda de Ayrton nasceu. Como a chuva sempre foi uma grande niveladora
dos carros de corrida, o brasileiro foi levando sua Toleman cada vez
mais perto do primeiro pelotão e, já na sétima volta, estava na sexta
posição. Perto do terço final da prova Prost estava em 1º com Senna em
2º, mas com 33.8 segundos desvantagem. Na volta 31, com a chuva caindo
muito forte, a diferencia já havia caído para 7.4 segundos quando os
comissários determinaram o final da corrida. A vitória lhe foi negada,
porém Senna saiu de Mônaco como piloto-revelação, iniciando em seguida
conversações secretas com a Lotus para a temporada de 1985.
Apesar
das vitórias de Estoril e Bélgica, Senna percebeu que a Lotus já não
era a mesma dos tempos de Clark e Emerson e mudou-se para a McLaren na
temporada de 1988, onde conquistou seu primeiro título mundial vencendo
oito corridas na temporada. Foi uma fase de extrema prodigialidade de
Senna, que fazia quase todas as poles possíveis, e vencia mais corridas
que seu principal adversário, o francês Alain Prost. Disputando na mesma
equipe, os dois começaram a se tornar rivais até fora da pista.
Senna
ganhou novamente o título mundial no ano de 1990, feito que repetiu
mais uma vez no ano seguinte. Em 1994 saiu da vitoriosa McLaren e foi
para a equipe de seus sonhos, a Williams. Sua adpatação ao novo carro,
que vinha de uma boa fase, mas penou para engrenar as modificações
feitas para essa temporada, se mostrou muito complicada.O brilho de
Senna permaneceu até a trágica corrida de Ímola. Um a um, os recordes
foram caindo, tornando o brasileiro um dos maiores e mais carismáticos
pilotos de todos os tempos.
Até que chegou a
corrida de Ímola. A sombra negra da morte não parou de ficar o tempo
todo no ar daquele fim de semana. Nos treinos de sexta-feira um grave
acidente, com o também brasileiro Rubens Barrichello, assustou a muitos,
e Rubinho não pôde nem disputar o restante dos treinos. No sábado, já
nos treinos oficiais, uma fortíssima batida contra um dos muros da pista
acabou ceifando a primeira vida: o Ratzemberg, jovem piloto, morreu
dentro de seu carro destroçado. A cena foi muito forte, e o treino ficou
suspenso por muito tempo, até que os pilotos forçaram o encerramento do
treino.
No domingo, dia da fatídica corrida,
algo sai errado na entrada da Tamburello. A barra de direção de sua
Williams se parte (não há certeza se antes ou depois da batida). O carro
de Senna dá uma pequena guinada para o lado da curva e acaba saindo
reto. Como a velocidade dos carros naquela curva é muito alta, já que é
quase uma reta em curva, o carro de Senna bateu num ângulo muito
desfavorável, e a mais de 230 km/h. Uma parte da suspensão de seu carro
entrou pelo seu capacete, e feriu o nosso Senna mortalmente.
Um gênio, mas passional e bastante reservado
Adorado
pelos fãs das corridas de Fórmula 1, Ayrton Senna era também admirado
por sua família. Sua dedicação nas pistas e algumas de suas histórias
são relatadas por sua irmã, Viviane, e sua mãe, Neyde, como exemplos da
importância que o piloto tinha para seus parentes. Era em Angra dos Reis
que o piloto gastava as horas livres que tinha entre o fim de uma
temporada e o começo da outra. Onde, segundo sua irmã, gostava de
recarregar as baterias. Mas, quando estava em sua cidade natal, São
Paulo, o tricampeão cuidava de seus negócios. O piloto zelava pela marca
Senna, criada no começo dos anos 90.
Dentro
do circo da F-1, o melhor amigo de Senna - e talvez o único amigo
verdadeiro - talvez tenha sido o austríaco Gerhard Berger, a quem teve
como companheiro de equipe na McLaren durante três temporadas, de 1990 à
1992. O automobilismo era uma profissão para Senna, mas outros esportes
estavam entre seus prediletos. Natação, tênis e ciclismo eram alguns
exemplos. O futebol, uma das maiores paixões dos brasileiros, no
entanto, era impraticável, já que Senna era incapaz de manter a bola sob
domínio dos pés.
Apesar de ser uma pessoa
bastante discreta e que pouco gostava de falar sobre sua vida pessoal,
duas namoradas de Senna ficaram bem conhecidas pelo público. Com a
apresentadora Xuxa, o relacionamento durou um ano e seis meses. A última
namorada do piloto foi a modelo Adriane Galisteu, com quem a família
Senna não tem um relacionamento amistoso até hoje. Ainda assim, Galisteu
escreveu um livro - O Caminho das Borboletas -, no qual narra os
momentos que viveu ao lado do tricampeão.
Outros
três relacionamentos podem ser apontados como determinantes na vida do
piloto. Lilian de Vasconcelos, Adriane Yamin e Cristiane Ferracciu são
descritas na biografia Ayrton, o herói revelado, num livro lançado em
2004, como personagens marcantes na vida do passional e reservado
tricampeão.
Fonte: http://www.abrail.com
e Instituto Hélio Góes
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